No dia 20 de Setembro, celebramos o Dia do Gaúcho. A data foi escolhida, por ser no dia 20 de setembro de 1835 que teve início a Revolução Farroupilha. Como de costume, em Serafina Corrêa, o Dia do Gaúcho foi comemorado por serafinenses e visitantes no Acampamento Farroupilha e foi marcado por uma extensa programação durante todo o dia. As 10 horas, foi celebrada a belíssima Missa Crioula, ministrada pelo Padre Ivo Preto, que contou com a presença dos CTGs e Piquete, grupo de canto, Rotary e Lions Clube, representantes da Paróquia e comunidade em geral, em uma cerimônia adaptada em linguagem, ritmo, estilo e símbolos do tradicionalismo gaúcho, com sentido espiritual e religioso que emocionou a todos os presentes.
Para o almoço, as entidades promotoras do evento, organizaram o tradicional costelão coletivo, que mais uma vez encantou a todos por seu sabor e beleza, resultado de um trabalho que teve início na madrugada e proporcionou aos presentes um saboroso churrasco.
Pela parte da tarde, o público pode prestigiar as apresentações artísticas das invernadas dos CTGs Galpão da Saudade e Sinuelo da Serra, mostrando o trabalho e o desenvolvimento artístico de cada entidade.
A tarde também foi marcada pelo tradicional Desfile de 20 de Setembro, que teve concentração e início na Capela Fátima, passando pela Avenida Central e encerrando no Acampamento Farroupilha. Aproximadamente 100 cavalarianos participaram do desfile, mancando o Dia do Gaúcho e celebrando as tradições.
Após a recepção dos cavalarianos no Acampamento, aconteceu a cerimonia de encerramento dos Festejos Farroupilhas 2019, onde os Patrões dos CTGs e Capataz do Piquete fizeram uso da palavra, agradecendo e parabenizando o Poder Público Municipal pela bela Semana Farroupilha que se encerrou. Logo após, o Prefeito em Exercício Valdir Bianchet, agradeceu a todos os envolvidos na organização do evento, CTGs, Piquete e entidades, que proporcionaram ao povo serafinense e região, dez dias de diversão, descontração, telurismo e preservação cultural, em uma Semana Farroupilha que, a cada ano, vem crescendo e servindo de exemplo para municípios da região, por sua beleza e organização. Bianchet destacou também, que sempre será incentivador de eventos que promovam a união, alegria e cultura.
Após a fala de Bianchet, ao som do Hino Nacional fez-se a extinção da Chama Crioula e o arriamento das bandeiras, encerrando os Festejos Farroupilha 2019.
Ao anoitecer, mais uma vez o tablado ficou lotado e os presentes puderam arrastar a bota, ao embalo do Grupo Nova Cordeona.
Governo Municipal – mais cidadania para todos.