No último sábado, 17 de abril, aconteceu mais uma etapa de vacinação contra a covid-19. Pela parte da manhã, as equipes responsáveis aplicaram a 2ª dose em 293 pessoas de 73 anos. Na parte da tarde 146 cidadãos de 62 ou mais receberem a 1ª Dose.
Representantes do Rotary, Força Tarefa e voluntários de outras secretarias municiais estiveram apoiando o trabalho de vacinação.
É um momento muito esperado pelas pessoas que recebem sua dose, pois há o entendimento da importância que a vacina tem para a saúde de todos. Essa forma de proteção que tanto foi esperada não significa abrir mão da prevenção. Pelo contrário, é preciso redobrar cuidados para ajudar a desacelerar a contaminação. O que ainda preocupa é o número de pessoas que precisam de internações pois representa uma elevada incidência de casos graves.
O boletim epidemiológico nº 175, de Serafina Corrêa publicado em 16 de abril, registra 10 internações, sendo duas em UTI. Isso é muito grave. A recomendação é para redobrarmos os cuidados, mantendo distanciamento, higiene das mãos e uso sistemático da máscara.
Outro ponto de destaque do sábado, foi o início o Projeto SERAFINA SOLIDÁRIA, coordenado pelo Gabinete da Primeira Dama, juntamente com as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social que vem recebendo apoio através de doações significativas de gêneros alimentícios e material de higiene e limpeza. O reconhecimento das dificuldades enfrentadas especialmente das famílias que têm crianças ou idosos e sofrem com o desemprego, motivou o projeto que vai ajudar muitos que precisam a enfrentar a crise com o mínimo necessário.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que, em razão do Estado do Rio Grande do Sul seguir classificado em Bandeira Preta, os protocolos do distanciamento controlado seguem iguais aos praticados na semana que passou. Informa também que foram ampliadas as equipes de fiscalização para orientar a comunidade e em conjunto com a Brigada Militar e Bombeiros Voluntários realizar o trabalho para garantir que haja diminuição da contaminação por Coronavírus no município.
Secretaria Municipal de Saúde.