Assistência SocialSecretarias

Abono Natalino do Bolsa Família já pode ser sacado pelos beneficiários

O abono natalino começou a ser pago na terça-feira dia 10 de dezembro. O pagamento será realizado junto com a parcela do benefício de dezembro, isso significa que as famílias receberão o benefício em dobro neste mês.

Quem tem o direito de receber?Todas as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família presentes na folha de dezembro de 2019, com benefícios liberados e bloqueados. As famílias que estiverem com o benefício bloqueado irão receber somente quando regularizarem o motivo que gerou o bloqueio e o benefício for liberado.

Qual é o valor?
O Abono Natalino tem o mesmo valor da parcela do PBF de dezembro de 2019. A família receberá o valor de dezembro em dobro.

Quando será pago?
O Abono Natalino segue o Calendário de Pagamentos do PBF que, em dezembro de 2019, paga os benefícios entre os dias 10 e 23, conforme o final do Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Familiar.

O abono tem validade de 90 dias, a contar da data inicial de disponibilização.
Como a família pode sacar?
O Abono Natalino será pago junto com o benefício do PBF. Por isso, pode ser sacado com o Cartão Bolsa Família, Cartão Cidadão ou guia de pagamento, caso a família esteja sem cartão.

O saque poderá ser realizado nas lotéricas, caixas eletrônicos ou agências da CAIXA Econômica Federal e Correspondentes CAIXA AQUI.

As famílias com benefício liberado ou bloqueado receberão uma mensagem específica no extrato de pagamento, com informações sobre o pagamento do Abono Natalino.

Quem estiver com o benefício bloqueado e para solucionar dúvidas, as famílias podem comparecer no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, no Setor do Cadastro Único e Bolsa Família, localizado na Avenida Arthur Oscar, 2099, centro, próximo ao Trevo São Cristóvão ou entrar em contato via telefone: (54)3444-3814.