SaúdeSecretarias

Aedes aegypti pode trazer problemas sérios de saúde

De 22 a 26 de fevereiro de 2021, está sendo realizado no município de Serafina Corrêa o levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa).

O levantamento é realizado através de visitas em imóveis residenciais, comerciais e em terrenos baldios, para verificar a presença de larvas do mosquito Aedes aegypti.

A equipe que realizará o levantamento estará adequadamente identificada. Devido a pandemia de covid-19, não serão realizadas visitas em imóveis que tenham pessoas dos grupos de risco.

O LIRAa é considerado, no Brasil, a estratégia mais eficaz na coleta de dados fundamentais para o controle das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. As informações elaboradas a partir dos dados do levantamento subsidiam os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) e equipes técnicas na tomada de decisão e orientam o planejamento e o cronograma das atividades de mobilização social, além de auxiliar ações de educação em saúde.

É preciso lembrar que, com o clima quente e úmido, aumenta o risco de proliferação do Aedes aegypti. Para combater o mosquito, que transmite dengue, zika e chikungunya, é importante localizar e eliminar os possíveis criadouros que acumulem água parada. Essa medida é necessária tanto na residência que ficará fechada durante às férias, quanto no local onde as famílias se hospedarem.

Qualquer local que possa juntar água limpa e parada é um foco do mosquito. Calcula-se que 90% dos focos do mosquito sejam domésticos. Portanto colabore com a vigilância. Elimine a água parada. Seque as áreas que acumulam água de chuva e tampe as caixas d’água.

O LIRAa em nossa cidade, é desenvolvido pela equipe de vigilância em saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Serafina Corrêa.

Secretaria Municipal de Saúde.