AgriculturaSecretarias

Agricultor, você também precisa se proteger do Coronavírus

Todos sabemos que a situação é de alerta no mundo todo e que precisamos tomar os cuidados necessários para reduzir a transmissão do Coronavírus.

Com isso, a Emater de Serafina Corrêa dá algumas dicas a você que mora no campo que, embora tenha algumas vantagens por estar em isolamento natural, não esta livres da contaminação.

Alguns cuidados pra não quebrar o isolamento:

➡ Evite ao máximo ir até a cidade, mercados, bancos e etc. Faça pagamentos online, negocie com os credores por telefone para pagar depois.

➡ Caso seja necessário ir até a cidade por algum motivo essencial, vá apenas um membro da família, fora do grupo de risco, ou seja, jovem e sem doenças crônicas. Na volta, antes de tocar em qualquer coisa ou em alguém, tome banho, higienize-se e coloque as roupas para lavar, não esquecendo que não se deve entrar com o calçado dentro de casa.

➡ Não se reúna nem receba visitas de vizinhos. Não vá até o salão comunitário. Assim, você se manterá isolado evitando a transmissão entre os vizinhos que, no interior, não são tão próximos.

➡ Pra diminuir o isolamento, vamos nos manter próximos de forma virtual, pelas redes sociais, por telefone, WhatsApp.

➡ Sabemos que as lavouras e as criações não param. Aproveitem o momento pra organizar a propriedade, planejar, analisar dados e informações para melhorar as atividades agropecuárias. Torne esse isolamento produtivo em vez de desperdiçar tempo com fake news, informações desencontradas e improdutivas, sobre o Coronavírus.

➡ Caso necessite contatar a EMATER para atendimento de algum animal, receba ao ar livre, com a distância necessária, evite contato físico, dividir chimarrão e utensílios, além de higienizar as mãos e as demais recomendações para evitar a contaminação.

➡ Por fim, mantenha-se atualizado através de fontes oficiais. Evite dar crédito ou compartilhar mensagens de fontes inseguras. Vamos evitar alarmismos que não contribuem em nada com o momento.

Essas são algumas das medidas de grande importância que a Emater de Serafina Corrêa, através do Engenheiro Agrônomo Leandro Ebert, sugere para evitar que o vírus chegue na sua casa, infectando seus familiares, principalmente os do grupo de risco.

 

Foto: Sul 21.