A Mostra Brasileira de Foguetes-MOBFOG, é uma olimpíada inteiramente experimental que consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento.
O objetivo do projeto é fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, promovendo a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.
Na Escola Municipal Leonora Marchioro Bellenzier, o projeto foi desenvolvido pela Professora Letícia Orso Professora de Ciências, com auxílio da bibliotecária Jéssica Scalco.
Os alunos do 6° ao 9° ano participaram das olimpíadas, que aconteceu no Módulo Esportivo Laurindo Cadore, onde foram desenvolvidas algumas habilidades como o conhecimento das forças de interações gravitacionais entre corpos celestes, compreendendo os efeitos sobre o planeta Terra. Os alunos também compreenderam o funcionamento de um foguete e as leis físicas acerca de seu lançamento.
Dentro da construção e lançamento do foguete, uma das práticas também desenvolvidas pelos alunos, é o lançamento oblíquo de foguetes, o mais longe possível, uma forma de aprender brincado, utilizando garrafa pet, tubo de papel ou de canudo de refrigerante e até mesmo cano de PVC.
“Eles gostam de participar. É desafiante. No mundo tecnológico tanta informação que tem nas mídias? No entanto, é através de trabalhos como estes, que conseguimos envolver os alunos e ver talentos aparecendo na escola.” – comenta a professora Letícia.
Governo Municipal
Serafina Corrêa – Terra de oportunidades