Assistência SocialSecretarias

Assistência Social intensifica atendimento aos estrangeiros

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, vem realizando diariamente atendimentos à população estrangeira, sendo indivíduos, ou grupos de pessoas que deixaram para trás famílias e círculo de relações, buscando em Serafina Corrêa novas oportunidades de vida.

Os migrantes e/ou imigrantes e refugiados que aqui chegam, são pessoas de todas as classes sociais e com diferentes perfis socioeconômicos, sendo engenheiros, professores, estudantes e muitos outros, motivados pela busca de inserir-se no mercado de trabalho e também pela procura de insumos básicos que faltavam em seu País, como, por exemplo, alimentação, vestuário, acesso à educação e a saúde através de consultas médicas, exames e medicações.

O CRAS através de assistente social e psicóloga, realiza o acolhimento e avaliação das demandas apresentadas, encaminhando para as demais políticas públicas municipais quando necessário. No momento, as maiores demandas identificadas pelos técnicos de referência está sendo o acesso ao mercado de trabalho e regularização da documentação.

Antes da pandemia de Covid 19, os técnicos realizavam o agendamento para a documentação diretamente na Polícia Federal de Caxias do Sul através do site, mas devido a paralisação por problemas técnicos e de saúde pública, os usuários ficaram por longo período sem acessar esse serviço. A partir do mês de abril de 2022, após parceria e contato direto com o Centro de Atendimento ao Migrante de Caxias do Sul-CAM, as orientações e preenchimento de formulários foram retomados pelo CRAS.

Em poucas semanas estiveram na Secretaria Municipal de Assistência Social, usuários das mais diferentes nacionalidades sendo Haiti, Senegal, Marrocos, Venezuela, Paraguai, Argentina, Afeganistão entre outros, buscando orientações e encaminhamentos diversos, como organização de documentos, solicitação de passaportes, pedidos de refúgio, naturalização entre outros.

A Secretária Municipal de Assistência Social Selma Lourdes Fávero Fincatto, reforça que a Secretaria está empenhada prestando todo o apoio aos estrangeiros para que consigam inserir-se de modo satisfatório no município e sintam-se acolhidos em suas demandas.

Demais informações para atendimento com a assistente social Eliane Machado, psicóloga Rubia Maria Johnk e gestora do cadastro único Andrezza Bassurichi, deve ser realizado o agendamento através do telefone WhatsApp 3444-3814 ou pessoalmente no CRAS.

Governo Municipal
Serafina Corrêa – Terra de oportunidades