O controle do simulídeo, conhecido como “mosquito borrachudo”, vem movimentando a comunidade serafinense nas últimas semanas, através da Campanha “Todos contra o Borrachudo”. A ação é promovida pela Secretaria de Saúde, de Meio Ambiente e Agricultura, com apoio técnico da EMATER/RS.
Pelas avaliações da Secretaria de Saúde e vigilância ambiental o programa realizado anualmente não obteve os resultados esperados necessitando repetir aplicações. Por isso, neste ano foi reforçado o trabalho de informação para aplicadores e comunidade, na busca da aplicação correta e no momento certo. Se o controle mecânico funcionar antes da aplicação, o resultado melhora muito.
A partir do mês de outubro, a Secretaria de Saúde promoveu dois seminários: um na sede do município e outro no Distrito de Silva Jardim. Neles, a problemática foi apresentada aos munícipes, já com orientações de medidas de prevenção e controle, como a proteção e limpeza de matas ciliares e cursos d´água e a correta da aplicação do BTI para controle biológico, visando melhorar a eficácia do controle.
A partir dos seminários, a comunidade envolveu-se na campanha e, no dia 6 de novembro, foi realizada uma força-tarefa para limpeza dos rios, retirando lixos das margens e dos cursos d´água para evitar a multiplicação de larvas do mosquito e desobstruir os rios, possibilitando o carreamento do BTI na aplicação.
“A campanha surgiu como uma forma de conscientizar a população e integrar ações efetivas de combate ao mosquito”, ressalta o engenheiro agrônomo Leandro Ebert, extensionista da Emater/RS-Ascar.
Na última semana, a equipe técnica do projeto foi até a calha Parshall, localizada na capela Saúde, para realizar a leitura da calha e determinar a dose do produto a ser utilizada. Assim, no sábado, dia 13 de novembro, foi realizada a primeira aplicação do BTI para a temporada 2021/2022. Na entrega do BTI, os aplicadores receberam um guia com orientações técnicas para a aplicação e um copo medidor, além de máscaras de proteção facial e uma sacola retornável, fornecidas pela Secretaria, através da Vigilância Ambiental.
A próxima aplicação está prevista para o final do mês de novembro, sendo que a equipe técnica divulgará a data e fará a entrega do produto para a segunda e a terceira aplicação. Destaca-se a importância da boa adesão da campanha com colaboração das comunidades tanto para a limpeza dos arroios como para a aplicação da larvicida.
A Campanha continua.
Ainda estão previstas ações de conscientização sobre práticas de prevenção, através de divulgação de materiais em redes sociais e rádios locais. A Secretaria de Saúde está trabalhando com a meta de elaboração de um programa para, através de orientação e incentivo público, motivar a proteção das fontes e nascentes de água, visando garantir água de qualidade para consumo nas propriedades rurais do município.
“Com isso, esperamos melhorar os resultados de controle do borrachudo e proporcionar maior qualidade de vida para os serafinenses reforçadas por ações de cuidado com as águas, nossa maior riqueza” destaca Salete Cadore, Secretária de Saúde. Informa ter sido aplicado mais de 60 litros nessa primeira fase. Nas próximas rodadas dependemos também da vasão de água dos arroios e do cálculo adequado da quantidade da larvicida a ser aplicado. Mas com tantos cuidados e orientações espera-se ter bons resultados.
Governo Municipal
Secretaria Municipal de Saúde