A Prefeitura de Serafina Corrêa, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Conselho Tutelar e Secretaria Municipal de Educação, realizou no dia 09 de junho de 2022, uma capacitação da Rede de Proteção para o Enfrentamento da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes.
A capacitação que aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonora Marchioro Bellenzier, teve como objetivo informar e auxiliar os agentes sociais que atuam no atendimento com crianças e adolescentes a como proceder quando identificarem ou terem contato com situações de violência sexual, além de contribuir para a qualificação, proporcionando informações sobre a violência sexual e procedimentos envolvidos no atendimento às vítimas, para o desenvolvimento de um trabalho preventivo, tornando-os ativos no processo de interrupção da violência sexual contra crianças e adolescentes.
A Psicóloga e mestre em psicologia Ana Maria Franchi Pincolini, graduada pela Universidade Federal de Santa Maria, palestrou sobre o tema “Escuta Protegida de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual”, contribuindo para a qualificação da rede de atendimento e proteção no município.
“Nosso objetivo é alertar a população sobre esta violência que muitas crianças sofrem. Muitas vezes, pensamos que não acontece violência sexual em Serafina, mas infelizmente essa realidade é bem diferente. Precisamos que todos tenham consciência disto e que se engajem no combate. Esta palestra foi muito importante para a formação dos profissionais que trabalham no enfrentamento da violência sexual. Seguimos trabalhando e ressaltamos que se alguém souber ou suspeitar de alguma criança sofrendo abuso, pode denunciar através do Disque 100, do Conselho Tutelar ou Polícia Civil e Brigada Militar” – finaliza a Secretária Municipal de Assistência Social, Selma Favero Fincato.
Governo Municipal
Serafina Corrêa – Terra de oportunidades