Meio AmbienteSecretarias

Composteira localizada no Centro Administrativo já recebeu aproximadamente uma tonelada de resíduo orgânico

Muito se fala em reciclagem de plástico, papel, metal, o que é extremamente importante, mas você sabia que pode reciclar seu lixo orgânico também? E você sabia que até 60% do resíduo que você descarta é orgânico?

Com o objetivo de minimizar impactos à natureza e à saúde pública, promover a educação ambiental e reduzir o consumo de recursos naturais e financeiros, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente implantou 12 composteiras, localizadas nas escolas públicas municipais e uma no Centro Administrativo.

A composteira do Centro Administrativo Municipal está em uso desde outubro de 2019 e em apenas 80 dias, aproximadamente, já transformou em adubo quase uma tonelada de resíduo orgânico, que poderá ser usado em vasos de plantas, hortas, jardins, entre outros. Além de todo esse “lixo” que deixou de ir para aterro sanitário, ainda foi economizado no mínimo um saco plástico (de lixo) por dia.

A Secretaria de Meio Ambiente está a disposição para esclarecer dúvidas e orientar sobre como fazer a sua compostagem doméstica. Para auxiliar, está disponível gratuitamente o “Manual de Compostagem Doméstica”, elaborado pela Secretaria. Clique aqui para download.

Por que fazer compostagem?
– Evita mau cheiro e vetores de doenças (moscas, baratas, ratos).
– Evita a poluição ambiental.
– Produz ótimo adubo para hortas, jardins, pomares, vasos de plantas.
– Maior vida útil dos aterros sanitários.
– Economia de recursos públicos: os serviços de coleta, transporte e destinação final de resíduos são por peso, ou seja, quanto menos você descartar, mais se economiza!
– É fácil e sem custo!

Com a implantação de composteiras, muitas toneladas de lixo orgânico deixam de ser um problema ambiental e passam a ser uma solução, trazendo benefícios à natureza e também financeiros. Os ganhos são inúmeros, por isso, pretende-se disseminar a prática em toda comunidade serafinense para que a incorpore ao seu dia a dia, promovendo um município eficiente na gestão de resíduos.