GabineteSecretariasTrabalho e Desenvolvimento

Cerimônia marcou a inauguração da nova sala de operações e reestruturação da Brigada Militar de Serafina Corrêa

Na manhã desta segunda-feira, 02 de março, o 5º Pelotão da Brigada Militar de Serafina Corrêa recebeu autoridades e comunidade para registrar um momento histórico, a inauguração da sala de operações, que servirá para abrigar a central de controle do sistema de videomonitoramento que será instalado em Serafina Corrêa. Na oportunidade, também ocorreu a entrega oficial ao pelotão de uma viatura Ford Focus, que será utilizada no patrulhamento das vias do município e interior.

Além da construção da nova sala, o prédio da Brigada Militar recebeu reforma em sua estrutura, garantindo a modernização do mesmo e a construção de nova garagem para abrigar as viaturas do pelotão.

A cerimônia contou com a presença de autoridades representantes do Poder Executivo e Legislativo de Serafina Corrêa e Montauri, Associação Comercial, Religiosas, Policiais e representantes da sociedade civil.

O Pelotão de Serafina Corrêa é comandado pelo Tenente Paulo Cesar do Nascimento, que anunciou emocionado sua ida para a reserva. Nascimento salientou que é necessário tomarmos consciência que a segurança é uma tarefa de todos e que precisa do apoio de autoridades e comunidade. Na oportunidade, também destacou que a reforma do quartel só foi possível pelo apoio da comunidade e do Poder Público local, destacando o trabalho do Secretário Herculano Dalmagro. Registrou que essa parceria possibilitou ainda a aquisição de armamento. Emocionado, disse que encerra sua carreira, após 30 anos de luta, com saúde e deixa amigos. Agradeceu ainda aos Prefeitos de Serafina Corrêa, União da Serra e Montauri e aos companheiros da corporação.

O Coronel, Paulo Cesar de Carvalho, comandante do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT) de Bento Gonçalves, agradeceu a comunidade serafinense pela parceria que possibilitou a reforma e ampliação do quartel. Reconheceu e agradeceu o empenho do Tenente Nascimento que ao sair para a reserva, deixa seu legado. Destacou: “uma pessoa insegura não consegue trabalhar nem desenvolver outra atividade”, chamando a atenção para a promoção da segurança.

O Prefeito em Exercício Valdir Bianchet, em seu pronunciamento, salientou que esse é um momento especial pois a segurança merece atenção. Agradeceu a todos os empresários que se engajaram na tarefa da construção da sala e informou que está empenhado, juntamente com a equipe de governo, na implantação do sistema de videomonitoramento para a cidade, sendo que o projeto será apresentado em poucos dias. Informou ainda, que o Poder Público está empenhado na busca por segurança e que através do Consepro, superando as dificuldades jurídicas existentes, realiza repasse de auxílio para a Brigada Militar, o que ajuda a manter o efetivo na cidade. Agradeceu ao Tenente Nascimento pela disponibilidade, pelas orientações importantes na definição dos projetos e estendeu agradecimentos a toda a corporação.

Já o Prefeito de Montauri Jairo Roso, prestigiou o ato e agradeceu o belo trabalho desenvolvido pela Brigada Militar em favor da segurança nos pequenos municípios e falou sobre a importância de termos consciência que segurança é tarefa de todos.

Por fim, o Padre Ivo Pretto também agradeceu ao Tenente Nascimento pelo seu amor ao trabalho e pela sua atuação e disse ter visto de perto, quando ocorreu o assalto à Casa Paroquial a importância dos profissionais da segurança em nossa sociedade. Reforçou ainda que, a sociedade somente será segura quando a educação realmente for valorizada, pois entende que é educando que se diminui a criminalidade.

Após as novas instalações serem abençoadas pelo Padre Ivo, todos tiveram a oportunidade de conhecer os novos espaços reestruturados da Brigada Militar, bem como a sala que servirá para controle das imagens das câmeras de monitoramento possibilitando que a Brigada atue com melhores condições e agilidade.