CulturaGabineteSecretarias

Chegada da Chama Crioula aconteceu neste sábado em Serafina Corrêa

Na tarde de hoje, dia 31 de agosto, chegou em Serafina Corrêa, a centelha da Chama Crioula.

Gerada no município de Tenente Portela, localizado no noroeste do Rio Grande do Sul, durante o evento denominado 72º Geração e Distribuição da Chama Crioula, realizado entre os dias 16 e 17 de agosto. A Chama Crioula foi distribuída entre os representantes das Regiões Tradicionalistas do Estado e em seguida entregue aos municípios.

A Chama Crioula é o maior símbolo do Tradicionalismo Gaúcho e representa o sentimento de pertencimento de todos os gaúchos e amor à cultura do estado, tão rica e bela. O acendimento da Chama Crioula acontece todos os anos, em uma determinada cidade e segue o calendário proposto pelo MTG até o ano de 2044. O evento marca o início das comemorações dos Festejos Farroupilhas no Rio Grande do Sul.

Após percorrer centenas de quilômetros, no lombo de cavalos, a Chama Crioula chegou à 11ª Região Tradicionalista, a qual Serafina Corrêa faz parte e, na manhã de hoje, foi realizada, na cidade de Paraí, a distribuição da Chama, entre as entidades que compõe da 11ª RT.

Um grupo de cavalarianos, formado por integrantes do CTG Sinuelo da Serra, CTG Galpão da Saudade e PL Espora de Prata, entidades tradicionalistas do município, bem como as Primeiras Prendas e Peões Farroupilhas das respectivas entidades, estiveram participando do evento e conduzindo a Centelha da Chama Crioula até Serafina Corrêa, a cavalo. Mesmo com o mau tempo, a Chama foi trazida e recepcionada na sede da Brigada Militar, onde foi fundida à centelha do Fogo Simbólico da Pátria, que permanece sob a resguarda do Pelotão.

Estiveram recepcionando a cavalgada de condução da Chama Crioula, além dos representantes das entidades, o Prefeito em Exercício Valdir Bianchet, Secretários Municipais, Pelotão da Brigada Militar e Bombeiros Voluntários.