As pragas urbanas são espécies de insetos e animais que invadem o ambiente urbano em busca de alimento e podem causar danos ao ser humano e prejuízo de toda ordem, inclusive à saúde das pessoas.
Normalmente as pragas geram seus filhotes no inverno e se propagam no verão, época em que as baratas, ratos, mosquitos, moscas, cupins, pombos, formigas e outros são mais vistos. Com a chegada do verão as pragas urbanas começam a se proliferar, pois é na alta temperatura que elas aparecem.
O poder público está fazendo o controle destas pagas como recomendado. A aplicação de inseticidas e outros produtos de controle é feita de forma cautelosa, a fim de não prejudicar o meio ambiente.
AS AÇÕES DE CONTROLE NO MUNICÍPIO
A Secretaria Municipal de Saúde através do Departamento de Vigilância em Saúde e da Divisão de Vigilância Ambiental e em Saúde, juntamente com o apoio do SCAB – Serviço Civil de Auxiliar Bombeiro e um grupo de voluntários das diferentes comunidades realizou, inicialmente, o controle do Borrachudo em três oportunidades no final do ano passado. O Tratamento atingiu o interior e a cidade.
Atualmente, esse grupo está realizando monitoramento das pragas e fazendo o controle de mosquitos e baratas na cidade.
No dia 15 de dezembro de 2020 e 11 de janeiro de 2021, foi realizada a aplicação do inseticida, isca em gel, eficaz contra baratas urbanas, nos pontos de maior infestação e estratégicos para o controle. Mais de quinhentos locais receberam o tratamento.
A Secretaria Municipal de Saúde continua, durante o verão, com profissionais realizando o controle dos ratos em dezenas de locais já estabelecidos pelo controle ambiental.
Quanto aos mosquitos, somente é permitida a aplicação de inseticida em pontos estratégicos, dentre eles o cemitério, que será realizado esta semana.
A vigilância em saúde coloca-se à disposição. Para dúvidas e reclamações você pode entrar em contato através dos telefones (54) 3444-1597 (54) 99621-0639.
Contudo, os registros fotográficos mostram que em muitos pontos as pragas são atraídas por alimentos colocados pela própria população. É fundamental que TODOS façamos a nossa parte.
Não jogue alimentos nas bocas de lobo!
Mantenha seu pátio limpo!
FAÇA SUA PARTE!
Você pode ajudar nessa tarefa de prevenção
•Manter alimentos guardados em recipientes fechados;
•Conservar armários e dispensas fechados, sem resíduos de alimentos;
•Eliminar eventuais esconderijos, vedando frestas e outros espaços pequenos e úmidos;
•Evitar acúmulos de detritos e restos de alimentos sobre a pia, o lava-louça e o chão da cozinha. Mantenha o lixo em recipientes fechados;
•Manter caixas de gordura e galerias limpas e bem vedadas;
•Ter cuidado com os animais domésticos, cachorros, gatos e outros. Se malcuidados, podem atrair insetos para dentro da sua casa.
Texto: Secretaria de Saúde.
Foto: Divulgação.