O Conselho Tutelar de Serafina Corrêa em parceria com a Secretaria de Assistência Social, desenvolveu o Projeto Muito Além do Educar – MAE, com o intuito de aproximar o Conselho Tutelar das Escolas de Ensino Infantil, Fundamental e Médio da rede pública e particular, bem como a sociedade em geral.
O projeto buscou orientar, sanar dúvidas e desmistificar alguns preceitos e preconceitos relacionados ao órgão, além de entender as dificuldades encontradas pelas escolas junto à família de cada criança e/ou adolescente, valorizando o papel de cada colaborador/educador e dos pais e/ou responsáveis.
No ano de 2019 foi executada a 3ª fase do projeto, onde foram abordados os Direitos e Deveres das crianças e adolescentes, baseado no ECA – Estatuto da Criança e Adolescente, sendo executado de diferentes formas, respeitando as respectivas faixas etárias.
Na educação Infantil de 0 à 4 anos foi apresentada a cantiga “Toda Criança Tem Direitos”, de Verônica Firmino, e o videoclipe do DVD “O mundo encantado de Bellinha – a Ovelhinha”, encenado pelo grupo teatral de alunos da Escola Leonora Marchioro Bellenzier. Para as crianças de 4 à 9 anos foi apresentado o teatro “Juntos protegendo o Futuro”, encenado também pelo grupo teatral de alunos da Escola Leonora Marchioro Bellenzier.
Para os alunos pré-adolescentes, de 12 à 16 anos (6º ano ao 9º ano) foi implantado o CTME – Conselho Tutelar Mirim Escolar, onde cada escola elegeu cinco membros através de processo seletivo e eleição. Os Conselheiros Mirins executarão atividades na prevenção e orientação ao Bullying, infrequência escolar, uso de celular na escola, drogadição, entre outros, no ano de 2020.
Os Conselheiros Mirins eleitos foram:
– Escola Leonora Marchioro Bellenzier: Ana Clara Rotta Cabral, Elisa L. Hernandes, Hadassa A. Oliveira, Isabella Vitória K. Couto e Vitória C. T. dos Santos.
– Escola 1º de Maio: Alana Cristina P. Piindrich, Emily Scrittori, Letícia Linhares, Tiago dos Santos e Vanessa Orso Steenon.
– Escola Agrícola: Carlos Rafael Miotto, Pablo da Silva. Vitor H. Pires, Maiky M. Soccol e João Vitor Barp.
– Escola Geni Pinto Cadore: Bruna Bisol Orso, Milene de Oliveira Borges, Pedro Otávio Fachi Cenci, Vitória Veiga Batista e Matheus Borges Maruel.
– Escola Prefeito Guerino Massolini: Amanda Biondo, Eduarda Cavasotto de Lima, Lúcio Vallar da Silva, Pedro Henrique Raskivicz e Pedro Henrique Vivian.
– Escola João Corso: Jaqueline Fedrigo, Guido Ferari Isotton, Guilherme Roman, Kaiqui dos Santos, Charlene Ramos.
Estas atividades visam aproximar o Estatuto da Criança e Adolescente – ECA e o Conselho Tutelar ao cotidiano escolar, sendo supervisionadas, orientadas e fiscalizadas pela Conselheira Tutelar Graziela Pieresan de Borba, pela Psicóloga Raquel Salvi Tortelli, componentes do COMDICA Mirim, um membro da Assistência Social, Brigada Militar, Secretaria Municipal de Educação, Comunidade Escolar e um membro de cada Escola participante.