O Gabinete de Crise da Secretaria Estadual de Articulação e Apoio aos Municípios lançou um protocolo sobre como os partidos devem proceder para realizar convenções presenciais durante a pandemia da Covid-19 no Rio Grande do Sul.
As convenções partidárias têm por finalidade a escolha dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores, sendo realizadas pelos partidos políticos com autorização para acontecer até o dia 16 de setembro, conforme o calendário eleitoral definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os eventos partidários também podem acontecer de forma virtual.
O protocolo prevê 15 medidas que devem ser seguidas pelos participantes, para evitar o contágio pelo vírus. Dentre elas está o uso obrigatório de máscaras e disponibilização de álcool em gel 70% e outros produtos, como o sabão, para higienização constante das mãos.
Também está estabelecido pelo protocolo regras para os espaços físicos onde serão realizadas as convenções. Os locais devem permitir “o resguardo de distanciamento social, respeitando-se a capacidade de 9m² entre as pessoas, independente se em local aberto ou fechado”, além de observar o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas. Portas e janelas devem permanecer sempre abertas.
Para tribuna e mesa onde as lideranças sentarão também estão previstas ações no protocolo. As superfícies de toque deverão ser higienizadas com álcool gel 70% ou antissépticos pelo menos a cada uma hora. A higienização também deve ser realizada em objetos como canetas, painéis eletrônicos e outras ferramentas que possam ser compartilhadas.
O protocolo de convenções partidárias presenciais completo pode ser acessado clicando aqui.