O Fogo Simbólico da Pátria surgiu da ideia de um grupo de patriotas gaúchos que buscavam, em 1937, um símbolo que representasse o ardor patriótico do povo brasileiro. A lembrança do fogo, que vem acompanhando o homem desde os primórdios da sua evolução e a sua presença olímpica, unindo raças, fez com que fosse escolhido como o símbolo procurado. Assim, em 1938, foi realizada a primeira Corrida do Fogo Simbólico, num percurso de 26 km, entre Viamão e Porto Alegre e a partir de então, vem sendo realizada a cada ano pela Liga de Defesa Nacional.
Desde a construção da Pira da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, em atendimento a uma proposta da Liga, o Fogo Simbólico passou a arder permanentemente naquele monumento. Por isso, a partir de então, a Corrida inicia na Capital federal e espalha o fogo por todo o país.
Os temas da semana da Pátria deste ano são:
Nacional: Bandeira do Brasil – maior símbolo da Pátria;
Estadual: Parque Histórico Marechal Manoel Luís Osório;
Municipal: Cidadão: participação responsável e consciente.
A tarde de ontem foi marcada, em Serafina Corrêa, pela chegada da 82ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. O Poder Público Municipal, através da Secretaria de Educação preparou ato cívico para recepcionar o Fogo.
A Centelha do Fogo Simbólico foi conduzida até Serafina Corrêa pela Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, através do Coronel Ataíde Moraes Rodrigues, 1º Tenente PME Ronaldo (Corpo de Bombeiros Militar), 1º Tenente PME Montardo e 3º Sargento Vanderlei, ambos do Comando do Policiamento Rodoviário da Brigada Militar.
Após a execução do Hino Nacional e do hasteamento das bandeiras, em frente ao Centro Administrativo Municipal, o Prefeito em Exercício Valdir Bianchet recebeu a centelha das mãos do Coronel Moraes. Em Seguida, o prefeito entregou a tocha aos jovens serafinenses, integrantes do Grupo Escoteiro Nacê, da cidade de Guaporé, responsáveis por resguardar o Fogo Simbólico durante o Ato Cívico. Em seguida, aconteceram os pronunciamentos das autoridades presentes, Coronel Moraes, Prefeito em Exercício Valdir Bianchet e Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Rogério Fedrigo. O Pré-Escolar Castelinho do Saber, ao final do ato, realizou uma apresentação artística.
Ao final, os representes do Grupo Escoteiro realizaram a entrega da Centelha do Fogo Simbólico ao Soldado Vinícios Rasera, representante do Pelotão da Brigada Militar de Serafina Corrêa, que conduziu o fogo até a sede da Brigada Militar, onde o mesmo permanece até que se iniciem as comemorações da Semana da Pátria 2019, no próximo dia 01 de setembro.
Participaram do Ato, representes de entidades, Escolas da rede pública e privada do Município, autoridades, servidores públicos e a comunidade em geral.
Governo Municipal – mais cidadania para todos.