AgriculturaSecretarias

Cresce armazenagem de grãos nas propriedades em Serafina Corrêa

Em Serafina Corrêa tem crescido o interesse de agricultores em investir em uma tecnologia para armazenagem de grãos nas propriedades rurais. Ainda que em pequena escala, a ação permite obter alta qualidade dos grãos para a alimentação animal. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio tem incentivado na construção de silo secador de grãos a ar forçado, modelo Emater/RS a qual vem desempenhando um papel fundamental no assessoramento das propriedades.

Eliazer Kosciuk, Engenheiro Agrônomo da Emater/RS-Ascar, explica que nos últimos cinco anos foram instaladas no município, 12 unidades de armazenamento em sete estabelecimentos rurais, permitindo armazenar 17.550 sacos de grãos nas propriedades. A tendência é de crescimento, pois há outros 3 silos em construção e 18 em fase de projeto, totalizando 50.600 sacos de grãos a serem armazenados, para 11 propriedades rurais.

Conforme o Engenheiro Agrônomo da Emater RS-Ascar João Villa, a armazenagem de grãos na propriedade traz muitas vantagens, entre elas a qualidade de grãos pela secagem em baixa temperatura mantendo suas características naturais, além de facilitar o monitoramento e controle de pragas de grãos armazenados, por se tratar de pequenas unidades armazenadoras. Outra vantagem importante é a possibilidade de aumentar os ganhos econômicos do produtor, por reduzir as despesas com frete e serviços de terceiros, além de melhorar sua barganha pela disponibilidade dos grãos na hora da venda.

Exemplo disso é na propriedade de Alexandre Stefennon, agricultor na Linha Dr. Parobé, que investiu na tecnologia com construção de uma unidade com 4 silos, o que resulta na capacidade de armazenar 1500 sacos cada silo. O modelo escolhido é pioneiro na região, em concreto armado, pré-moldado, o que facilita a obra de construção. O produtor explica que já usou o silo na safra 2020/2021 para armazenar milho e pretende armazenar também feijão nos próximos anos. “Nesse ano resultou aproximadamente R$ 10,00 a mais por saca de milho, devido à qualidade dos grãos secados na nova unidade” – ressalta Alexandre Stefennon.

Já Felipe Giacomini, produtor na comunidade São Carlos, construiu há cerca de 3 anos um silo com capacidade de 1600 sacos, suficiente para armazenar toda produção de grãos da sua propriedade. A produção é utilizada para a alimentação do rebanho leiteiro, onde antigamente necessitava depositar os grãos em um cerealista e pagar o frete duas vezes, uma para entrega e outra para retirada dos grãos, quando precisava para a alimentação do gado. Segundo Felipe, para manejar o silo, é preciso cuidar principalmente a umidade e evitar a ocorrência de carunchos. O produtor destaca que somente com a economia dos fretes e os descontos com impurezas, o investimento já se paga.

Segundo o Engenheiro Agrônomo Leandro Ebert, extensionista da Emater/RS-Ascar, conforme os produtores vão conhecendo a tecnologia, percebem a oportunidade que tem de armazenar os grãos em suas propriedades e passam a nos procurar para elaborar os projetos de dimensionamento. Além dos projetos construtivos, a Emater/RS-Ascar realiza as propostas para acesso ao crédito rural para financiamento dos silos, os quais têm as menores taxas de juros do Pronaf, 3% ao ano na safra 2021/2022, também acompanha a obra de construção e ainda, presta orientações e capacitação para manejo dos grãos armazenados.

A Prefeitura de Serafina Corrêa incentiva a construção das unidades de armazenagem com transporte de brita para melhoramento de acesso e terraplanagem para construção aos agricultores do município, conforme Lei Municipal nº 3023/2013, que concede incentivos à agropecuária.

“A prefeitura se preocupa em implantar novos investimentos para poder aumentar os lucros nas propriedades e incentivar a permanência principalmente dos jovens no ramo agrícola, prosperando no campo e impedindo o êxodo rural. A construção de silos para armazenamento de grãos é mais uma alternativa para o agricultor agregar valor ao seu produto, com mais qualidade e sem desperdícios” – ressalta o responsável pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Agronegócio Rodrigo Marcon.

Texto: Secretaria de Agricultura e Emater RS-Ascar
Foto: Divulgação