EducaçãoSecretarias

Educação em tempos de pandemia

Na busca por alternativas que visem suprir as necessidades do ensino em tempos de pandemia, a Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a Direção das Escolas e o corpo docente, aderiu ao novo modelo de ensino, obedecendo o Plano de Trabalho que estabelece o regime especial de atividades escolares presenciais, regime remoto e regime híbrido, para fins de cumprimento do calendário letivo do ano de 2021, como medida temporária de prevenção ao contágio do Coronavírus (COVID-19).

Dessa forma, a Secretaria Municipal de Educação aderiu a Plataforma Google for Education, que é uma solução tecnológica desenvolvida para facilitar a vida de professores e alunos dentro e fora das salas de aula, a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo móvel conectado à internet. Essa plataforma engloba diversas ferramentas educacionais gratuitas para escolas com o objetivo de aperfeiçoar o ensino e envolver ainda mais os estudantes, permitindo a realização de aulas on-line, através de um conjunto de ferramentas: Gmail, Classroom e Meet.

As Escolas Municipais já concluíram a formação e cadastraram todos os alunos matriculados no ensino fundamental da rede municipal de Serafina Corrêa.

Todo conteúdo inserido na plataforma pode ser acessado a qualquer momento, do local onde o aluno ou o professor estiver, uma vez que 100% do material didático – livros, trabalhos, documentos, e-mails, agendas e tarefas – fica salvo automaticamente em nuvem. Algo interessante é que todas as informações estarão em local seguro, seus dados serão mantidos em sigilo e até mesmo seus e-mails estarão livres de vírus, spams e propagandas indesejadas.

Assim, os professores podem acompanhar em tempo real o trabalho dos alunos e dar feedbacks ou tirar dúvidas de maneira instantânea. Já os alunos podem controlar e ter todas as suas tarefas e notas em um só lugar, ajudando a não perder nenhum conteúdo importante e facilitando na hora de estudar.

Neste formato, a interação entre docentes e discentes é muito maior e mais prática. Os alunos podem, por exemplo, fazer trabalhos em grupo e compartilhar tarefas de maneira colaborativa em tempo real. Os professores também podem participar, enviando correções e avaliando o progresso dos estudantes. É possível, ainda, criar fóruns de discussão e tirar dúvidas. A ferramenta, também proporciona que as aulas sejam transmitidas ao vivo.

“Em tempos de pandemia onde o retorno escolar se tornou inviável, a Plataforma tem o grande benefício de possibilitar que os professores aprimorem suas práticas e ferramentas para o ensino a distância com qualidade” – complementa Morgana Vicari, Secretária Municipal de Educação.