DestaqueEducaçãoGabineteSecretarias

Eleitos os novos Vereadores Juvenis para o Projeto Educação Política nas Escolas

A Secretaria Municipal de Educação e a Câmara de Vereadores de Serafina Corrêa instituíram o projeto “Educação Política nas Escolas” que elegeu nove Vereadores Juvenis em nosso município em 2021 sendo que neste ano o projeto teve continuidade.

O Projeto Educação Política nas Escolas, tem como objetivo estimular a participação da juventude, proporcionando aos alunos momentos de reflexão e aprofundamento sobre o papel do Poder Legislativo Municipal e sua importância em uma sociedade democrática.

No dia 22 de março de 2022 realizou-se a votação dos vereadores juvenis, sendo aptos a votarem alunos, bem como professores e demais funcionários das instituições escolares. Elegeram-se alunos das escolas Municipais Agrícola, João Corso, Leonora Marchioro Bellenzier e Prefeito Guerino Massolini.

Na manhã de ontem 23 de março, no Centro Administrativo, aconteceu o ato de posse dos vereadores juvenis eleitos, com a presença do Prefeito Valdir Bianchet, Secretária de Educação Professora Morgana Vicari, Diretora da Divisão Pedagógica Thais Abreu, Presidente da Câmara de Vereadores Jairo Vidmar, Diretora Administrativa Angélica Favero, direções das escolas participantes do projeto e dos vereadores juvenis eleitos:

1º Taylara Padilia Barbizan – 72 votos – E.M.E.F. Prefeito Guerino Massolini
2º Maurício Ferreira Lovison – 63 votos – E.M.E.F. Prefeito Guerino Massolini
3º Kaique Martins Parizotto – 49 votos – E.M.E.F. Leonora Marchioro Bellenzier
4º Wesllen Gabryel Dias de Jesus Santos – 48 votos – E.M.E.F. João Corso
5° Daniel Lopes Focchesatto – 43 votos – Escola Municipal Agrícola
6° Gisell Nahiara Pena – 40 votos – E.M.E.F. João Corso
7° Jordana Sandri Garbin – 33 votos – E.M.E.F. Leonora Marchioro Bellenzier
8° Thayna Guedes Vaz – 30 votos – Escola Municipal Agrícola
9° Luiza Rocha Rodrigues – 17 votos – E.M.E.F. João Corso

Na oportunidade, os eleitos foram recepcionados pelo Prefeito Valdir, pela Secretária Morgana e pelo Presidente Jairo. Também puderam conhecer um pouco mais sobre o desenvolvimento do projeto e também do Centro Administrativo, sendo recepcionados no Gabinete do Prefeito, momento em que os alunos puderam falar sobre a oportunidade que estão tendo de exporem suas opiniões e também de exercerem sua cidadania.

Neste ano, ocorrerão duas legislaturas juvenis, com cinco meses cada uma, oportunizando assim ao maior número de alunos, a participação no projeto. A primeira será de março a julho e a segunda, de agosto a dezembro.

É fundamental que os jovens estudantes aprendam desde cedo a fazer escolhas conscientes e participar do processo democrático para além do voto. Esse cenário justifica a necessidade de dialogar, conhecer o sistema eleitoral, as funções dos cargos públicos, meios de participação na vida pública, pois isto faz parte de uma formação cidadã e estimula apropriação dos direitos e deveres com espírito crítico e autônomo.

O Parlamento Juvenil contará com a eleição da Mesa Diretora e composição das comissões permanentes, com a realização de uma sessão ordinária por mês e, quando necessário, sessões extraordinárias para tratar de matérias e regulamentações, assuntos do campo acadêmico de cada escola que representaram.

Os vereadores juvenis devem assumir o pleito no próximo mês, assim que concluído o curso de formação.

Governo Municipal
Serafina Corrêa– Terra de oportunidades

Texto: Secretaria de Educação
Fotos: Guilherme Baesso