Nesta semana o engenheiro agrônomo da Emater de Serafina Corrêa Leandro Ebert, acompanhado pelo Secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio Vando Dalmás, esteve no gabinete do Prefeito em Exercício Valdir Bianchet para apresentar o Relatório de Atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social(ATERS) -2019 e do Plano Operativo da ATERS 2020.
A Emater tem o objetivo de promover o desenvolvimento rural sustentável no Estado, sendo referência na prestação de serviços de Assistência Técnica, Extensão Rural e Social, classificação e certificação de produtos agropecuários, promovendo desenvolvimento e inúmeros benefícios às famílias.
No dia 9 de dezembro de 2019, a equipe municipal da Emater/RS-Ascar de Serafina Corrêa também realizou uma reunião de avaliação e planejamento da prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (ATERS) no município. A reunião ocorreu no auditório da Escola Leonora Marchioro Bellenzier e, contou com a presença de representantes do poder Executivo e Legislativo Municipal, entidades parceiras dos produtores rurais e da sociedade serafinense.
Serafina Corrêa possui apenas 15% da população rural, com aproximadamente 30% das receitas municipais provindas da produção agropecuária. Essa produção é alcançada através do trabalho de 473 estabelecimentos rurais, que atuam nas atividades de bovinocultura de leite, produção de grãos, suinocultura, avicultura, dentre outras atividades, em pequenas propriedades e predominantemente da agricultura familiar. Considerando o beneficiamento da produção, mais de 50% das receitas do município vem do setor do agronegócio. Esses números dão uma dimensão da importância da agricultura familiar para Serafina Corrêa.
Um dos destaques apresentados pela entidade foi a Gestão Rural. O trabalho nessa área está inserido no Programa Gestão Sustentável na Agricultura Familiar, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. São 34 famílias no município acompanhadas pela instituição no programa. Em 2019, foi efetuada uma análise econômica dos resultados obtidos com a produção agropecuária dessas famílias e das principais atividades exploradas por elas. A partir disto, as famílias participantes tiveram os seus planos de gestão acompanhados e repactuados, gerando diversas orientações, recomendações e propostas de intervenção das propriedades participantes, as quais vão desde uma simples orientação técnica de manejo, até a definição das atividades exploradas.
O tema Gestão Rural, com a análise e a apresentação dos dados e informações foi abordado em diversos eventos e capacitações para produtores, além de discussões com entidades parceiras, servindo como base para a definição de estratégias de trabalho de ATERS no município, culminando na formação do GT Leite de Serafina Corrêa. O GT Leite busca o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite com a implantação de um sistema de controle mensal por aplicativo, acompanhamento técnico intensivo e capacitações constantes para os bovinocultores participantes.
Outros destaques apresentado foi o Apoio à Infraestrutura Rural, a Promoção da Segurança e Soberania Alimentar e o Plano Socioassistencial. Foram totalizadas 450 visitas a propriedades rurais no município, mais de 1,4 mil contatos, dentre outros métodos utilizados na execução dos trabalhos, totalizando 523 famílias atendidas em 2019. O planejamento para 2020 inclui a continuidade dessas e inclusão de outras ações, visando a Promoção do Desenvolvimento Rural Sustentável no município.