No dia 07 de setembro, o povo brasileiro celebra o Dia da Independência do Brasil. A data comemora a Declaração de Independência do Brasil do Império Português, no dia 7 de setembro de 1822.
No dia 02 de setembro de 1822, um decreto com exigências impostas por Portugal chegou ao Rio de Janeiro, enquanto D. Pedro estava em viagem a São Paulo. Sua esposa, a princesa Maria Leopoldina, atuando como princesa regente, encontrou-se com o Conselho de Ministros e decidiu enviar ao marido uma carta aconselhando-o a declarar a independência do Brasil. A carta chegou a D. Pedro no dia 7 de setembro. No mesmo dia, às margens do Riacho Ipiranga, Dom Pedro declarou a Independência do Brasil, pondo fim aos 322 anos de domínio colonial exercido por Portugal. Celebrar o 07 de setembro é reverenciar nossa história e os feitos do povo brasileiro.
Na tarde de ontem, terça-feira, 07 de setembro, na Praça da Matriz, foi realizado o encerramento da Semana da Pátria 2021. O evento foi marcado pela linda homenagem aos serafinenses vítimas da Covid-19. Ao som da música Aleluia, executada pelo professor e maestro Adriano Nunes de Souza, balões brancos foram lançados ao ar, simbolizando os 36 serafinenses que perderam a vida para o coronavírus.
Após o arriamento das Bandeiras, o Prefeito Valdir Bianchet realizou a retirada de uma centelha do Fogo Simbólico da Pira da Pátria e a entregou para os cavalarianos representantes dos CTGs Galpão da Saudade, Sinuelo da Serra e Piquete Espora de Prata, transformando-se em Chama Crioula, que foi conduzida até a Brigada Militar.
Participaram do Ato Cívico, o Prefeito Valdir Bianchet, o Vice-Prefeito Eduardo Zamprogna Matielo, o Presidente do Legislativo Dirlei Dama Cordeiro, Vereadores, CTGs, Piquete de Laçadores, Secretários, Direção e Professores das escolas, Polícia Civil, Brigada Militar, SCAB e comunidade Serafinense.
Governo Municipal
Serafina Corrêa – Terra de oportunidades
Texto: Franciele Scritori
Fotos: Igor João Schiavon e Franciele Scritori