Assistência SocialDestaqueEducaçãoSaúdeSecretarias

Encontro entre as equipes de Agentes de Saúde e Visitadores do PIM aconteceu na última terça-feira

Na última terça-feira (04/10) as Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde promoveram um encontro entre as equipes de Agentes Comunitários de Saúde e Visitadores do Programa Primeira Infância Melhor – PIM.

Na ocasião, as duas equipes puderam interagir e conhecer os objetivos e campos de atuação de cada programa, com o intuito de cooperação para informações e trabalho nas áreas atendidas por cada programa.

O programa de Agentes Comunitários de Saúde é uma Estratégia que proporciona à população o acesso e a universalização do atendimento à saúde, desenvolvendo ações e relações de vínculo com a comunidade, garantindo a continuidade e acompanhamento de ações de saúde e do cuidado.

O agente comunitário de saúde (ACS) reside na própria comunidade em que trabalha, identificando os problemas e buscando alternativas para enfrentar as situações junto com a população, participa ativamente na prevenção de doenças e na promoção da saúde.

Em Serafina Corrêa foi implantado em 1999, iniciando com quatro agentes supervisionados por uma enfermeira. Atualmente o programa conta com 32 agentes, supervisionados por 6 enfermeiros, garantindo cobertura de 100% da área do município.

O Programa Primeira Infância Melhor (PIM)

O Programa Primeira Infância Melhor é uma política pública intersetorial de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. E tem por objetivo apoiar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, na promoção do desenvolvimento integral das crianças, desde a gestação até os seis anos de idade.

A atuação do PIM se dá por meio de visitas domiciliares e atividades grupais periódicas de viés lúdico, que são realizadas a partir de planos singulares de atendimento e da articulação de ações em rede. O público-alvo são gestantes e crianças de 0 a 6 anos de idade.

Em Serafina Corrêa, o PIM foi implantado pelas Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação em 2017, com uma equipe de 5 visitadores. Atualmente, conta com 8 visitadores e 1 monitora, sendo que cada visitador pode se vincular a até 20 famílias.

Integrar equipes e pactuar fluxos de trabalho

A pauta do encontro do dia 04 contou com os seguintes temas: apresentação e objetivos dos programas, apresentação dos agentes e visitadores, integração dos agentes de saúde com cada visitador do PIM, orientações para visitas e compartilhamento de informações. Os agentes de saúde e os visitadores do PIM mantém contato direto com a comunidade sendo elo de ligação entre o serviço de saúde, assistência social, educação e o cidadão. A integração dessas duas equipes é importante para manter as estratégias de cuidado a população serafinense.

Governo Municipal
Serafina Corrêa – Terra de oportunidades

Texto/fotos: Secretaria Municipal de Saúde.