No dia 20 de maio comemora-se o dia da Etnia Italiana, fato que marca o início da colonização italiana no Estado do Rio Grande do Sul. Esta data registra, no ano de 1875, a chegada da nova Milano dos primeiros 86 imigrantes que plantaram raízes desta já centenária história. Vieram da localidade de Santa Catarina, atualmente cidade de Feliz, onde estavam hospedados. Nesse percurso, foram guiados pelo índio caingangue Luiz Antônio Silva Lima. Eram as famílias dos pioneiros Tomaso Radaelli, Stefano Crippa e Luigi Sperafico. Logo a seguir povoaram-se as Colônias Caxias, Conde D’Eu, Dona Isabel e Silveira Martins das quais expandiu-se toda a colonização, até os dias de hoje, redesenhando-se a nova geografia do nosso Estado, com centenas de cidades gaúchas que delas se originaram.
O sonho de fazer a América aqui foi feito. Na Serra Gaúcha, um contingente humano fundiu sonho e trabalho e fez um novo mundo, com suas grandezas e limitações.
Serafina Corrêa destaca-se no cenário estadual na preservação da memória histórica dos hábitos, costumes, valores e cultura transmitidos pelos nossos antepassados italianos, possuindo uma raiz histórica culturalmente forte.
O dia da Etnia Italiana foi constituída pela Lei Estadual 11.595/2001.
Para celebrar a data e incentivar o resgate da cultura, hábitos e costumes da etnia italiana no município de Serafina Corrêa, as escolas da Rede Municipal de Ensino, mesmo estando fechadas por conta da pandemia do coronavírus, desenvolveram atividades a distância com os alunos.
Confira alguns dos trabalhos realizados.
ESCOLA MUNICIPAL PREFEITO GUERINO MASSOLINI
Na E.M.E.F. Prefeito Guerino Massolini os professores abordaram o assunto utilizando diversas estratégias, adequando-as de acordo com as faixas etárias existentes e o nível de escolaridade dos alunos. Dentre as atividades desenvolvidas destacam-se as seguintes: vídeos e textos informativos; slides explicativos; músicas folclóricas italianas; produções textuais; caracterização com roupas típicas italianas; pesquisas; entrevistas (utilizando os recursos tecnológicos em virtude do distanciamento social); conversação e orações em Talian; mostra de ferramentas, utensílios domésticos e fotografias antigas; preparo e/ou auxílio e degustação de comidas típicas italianas.
De acordo com os registros narrados pelos professores e a devolutiva dos alunos sobre a realização das atividades propostas, podemos verificar que as mesmas foram concluídas com êxito. Ressaltamos que, a participação efetiva dos responsáveis pelos alunos têm representado muito para o sucesso da realização e conclusão das atividades propostas durante o período do ensino remoto; de modo especial, no que se refere ao Dia da Etnia Italiana no RS e se pode verificar através do material produzido.
ESCOLA MUNICIPAL AGRÍCOLA
Na Escola Municipal Agrícola, os professores realizaram um trabalho fotográfico. Solicitou-se aos alunos, que pesquisassem e retratassem, através de fotografias, aspectos da cultura italiana, ainda presentes nos dias atuais. O trabalho foi finalizado com a produção de um vídeo demonstrativo com as fotos produzidas pelos alunos.
ESCOLA MUNICIPAL JOÃO CORSO
Com o objetivo de resgatar a identidade cultural, étnica e social dos imigrantes italianos, a Escola Municipal de Ensino Fundamental João Corso, criou um vídeo informativo, educativo e cultural sobre o momento da Pandemia do Coronavírus, em dialeto Talian. Confira.
ESCOLA MUNICIPAL LEONORA MARCHIORO BELLENZIER
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonora Marchioro Bellenzier, realizou trabalhos a distância com o alunado por ocasião do dia da Etnia Italiana. Os trabalhos foram muito significativos, pois contaram com a participação da família, realizando trabalhos diversos como desenhos, brincadeiras, comidas típicas entre outros. Confira alguns:
ESCOLA SANTA LÚCIA
A Escola Municipal Infantil Santa Lúcia desenvolveu atividades por grupos de WhatsApp, incentivando os alunos, juntamente com os pais a realizarem o resgate da culinária típica italiana. Confira algumas imagens:
ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
Na Escola Fátima, a Direção e Professores incentivaram os alunos, a realizarem conversas com os pais, avós ou pessoas mais velhas sobre a Colonização Italiana no Rio Grande do Sul. Após, os alunos foram convidados a realizar atividades de acordo com a faixa etária e com a série:
1º Ano – Após a leitura de um texto, os alunos fizeram desenhos;
2° Ano – Os alunos gravaram áudios com versinhos em Talian;
3° Ano – Os alunos pesquisaram sobre o Dia da Etnia Italiana e após, elaboraram frases sobre o assunto. Também, com a participação da família, fizeram fotos ou vídeos simbolizando a cultura italiana.
4º Ano – Os alunos realizaram pesquisa com pessoas idosas sobre costumes, gastronomia e registraram o que aprenderam através de desenhos.
5° Ano – Após realizarem pesquisas sobre a data, os alunos desenvolveram textos e gravaram vídeos com versos em Talian.
ESCOLA PEDACINHO DE CÉU
A Escola Pedacinho de Céu desenvolveu atividades enviadas pelas Professoras através dos grupos de WhatsApp, para que fossem desenvolvidas com os alunos e suas famílias. O objetivo era conhecer e resgatar a história dos imigrantes italianos através da exposição de fotos de vestuário, alimentação, costumes e outros, além de vídeos ou áudios de falas em Talian (orações, músicas, provérbios) com familiares.
Além disso, os pais foram incentivados a realizar o resgate da culinária italiana através do preparo de algum prato típico para degustarem junto com as crianças, realizando o registro através de fotos e enviando pelo WhatsApp aos professores.
As crianças também fizeram fotos usando roupas típicas italianas e desenhos de monumentos que encontramos em nossa cidade e que fazem alusão à data.
Confira alguns trabalhos.
ESCOLA INFANTIL NOSTRI BAMBINI
Os alunos da Escola Nostri Bambini também foram incentivados, através de grupos de WhatsApp, a realizarem atividades em comemoração ao Dia da Etnia Italiana. Cada turma recebeu uma tarefa para realizar, com o auxílio dos familiares. As atividades foram: registro através de fotos, de utensílios e comidas típicas italianas, confecção de brinquedos com meia, preparo da polenta, desenhos que representam a imigração italiana e o resgate de brincadeiras de origem italiana.
ESCOLA JEITO DE CRIANÇA – PROINFÂNCIA
A Escola Municipal Infantil Jeito de Criança – Proinfância organizou algumas sugestões de atividades que foram repassadas para os alunos da forma online, visando conhecer e valorizar um pouco da história da imigração italiana, vivenciando fatos e costumes dos primeiros habitantes, através da história de nosso município e de experiências vivenciadas, identificando um pouco da vida história social, cultural e econômica de Serafina Corrêa. Confira alguns trabalhos realizados.
ESCOLA CRIANÇA FELIZ
A Escola Criança Feliz de Silva Jardim, também realizou atividades de forma on-line. Os alunos e familiares foram incentivados a gravarem áudios falando, recitando, cantando ou contando histórias em Talian. Confira.
PRÉ ESCOLAR CASTELINHO DO SABER