Através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB percebe-se o aumento de ações voltadas para a implantação do ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena em todos os níveis de ensino das escolas.
Assim, surge a necessidade do acompanhamento, discussão e aperfeiçoamento permanente entre os profissionais da educação e o cumprimento da legislação inserindo-se, nos currículos escolares da educação básica, a temática em questão.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para educação das relações étnico-raciais preveem três princípios: consciência política e histórica da diversidade; fortalecimento de identidades e de direitos; ações educativas de combate ao racismo e às discriminações. Os princípios se desdobram em diversas ações e posturas a serem tomadas pelos estabelecimentos de ensino.
Desta forma, a Secretaria Municipal de Educação, para auxiliar no trabalho desenvolvido pelos professores nas escolas da Rede, investiu, este ano, na compra de materiais pedagógicos (jogos) para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, como recurso para a realização de atividades relacionadas à cultura afro-brasileira, indígena e africana.
Além disso, foram adquiridos jogos pedagógicos para o desenvolvimento de atividades relacionadas ao trânsito, contempladas no mês de setembro, período dedicado a esta discussão.
No último dia 23 de setembro, o Prefeito em Exercício Valdir Bianchet, acompanhado pela Secretária de Educação Susana de Pauli Zanini, esteve visitando as escolas e realizando a entrega do material pedagógico nas mesmas.
“O nosso governo tem como prioridade as pequenas ações, por que acreditamos que são com os pequenos gestos que se fazem os maiores. Uma de nossas bandeiras é a educação e por isso, estamos constantemente preocupados em oferecer oportunidades e melhorar a qualidade do setor em nosso município. A entrega desse novo material somará muito no aprendizado dos alunos e também no trabalho realizado pelos professores.” – destaca o Prefeito em Exercício Bianchet.