AgriculturaGabineteSecretarias

Estiagem pode gerar decretação de situação de emergência no município

Os prejuízos na plantação de milho e soja e na silagem, devido à severa estiagem desde o final do ano de 2019, já são evidentes, contabilizando grandes prejuízos econômicos para o município. Essa foi a conclusão da reunião do dia 15 de janeiro, realizada no gabinete do Prefeito em Exercício, Valdir Bianchet.

Nesta terceira reunião para tratar dos prejuízos da estiagem participaram o Coordenador da Defesa Civil Municipal, Secretário José Felicino Meneguzzi, a Secretária de Assuntos Especiais de Governo Salete Cadore, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Lirio Oldoni, o representante da COOPERLATE Roberto Tebaldi e os Engenheiros Agrônomos da EMATER Leandro Ebert e Eliazer Kosciuk.

Os técnicos estão contabilizando os prejuízos na agricultura, informando que ainda não é possível estimar os prejuízos da produção de leite, mas esclarecem que eles virão, pois toda a cadeia produtiva será atingida. Em breve, os valores serão divulgados.

Além das perdas nas lavouras, o Sr. Valdir Bianchet, Prefeito em exercício, prevê reflexos no comércio em geral já que haverá menos dinheiro circulando. Por isso é preciso aprofundar a análise da situação dos produtores que terão dificuldades em cumprir seus compromissos financeiros e tomar providências. Para Bianchet, o decreto de situação de emergência é a forma mais rápida encontrada para auxiliar os produtores.