Comemorando o bicentenário de Anita Garibaldi, os Festejos Farroupilhas de 2021 buscam homenagear a trajetória percorrida por ela e a sua bravura durante a Revolução Farroupilha, onde lutou pela liberdade do Rio Grande do Sul ao lado de seu marido, Giuseppe Garibaldi.
Viver as tradições é sempre bom, pois reaviva as boas lembranças. E no clima da Semana Farroupilha, nas escolas da rede municipal, as crianças puderam dar lugar às vestimentas típicas do peão e da prenda. Afinal, os alunos foram convidados a demonstrar os sentimentos nutridos pelo Rio Grande do Sul.
Durante toda a semana eles aprofundaram saberes sobre símbolos do seu povo, tais como a bombacha, o churrasco e o chimarrão, conhecendo as suas origens e os seus significados. A programação incluiu apresentações dos CTGs Sinuelo da Serra e Galpão da Saudade, trazendo aos alunos danças tradicionalistas. Além disso, no lanche escolar foram oferecidos pratos típicos do Estado, como o arroz carreteiro e o churrasco.
“Trabalhar com a rede de ensino sobre as tradições gaúchas, estimula os jovens a levarem a diante esta bela cultura. A Semana Farroupilha é um evento festivo onde buscamos realizar o resgate com as crianças, explicando que por trás de tudo isso há uma história que hoje nos forma como comunidade e como Estado, trazendo a paz, promovendo um novo tempo, um novo olhar para o Rio Grande do Sul” – Comenta Secretária de Educação Morgana Vicari.
Governo Municipal
Serafina Corrêa – terra de oportunidades
Texto: Franciele Scritori
Fotos: Divulgação