Encerraram no último sábado (24) os Festejos Farroupilhas 2022 de Serafina Corrêa. Promovidos pela Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Cultura e de Turismo, Juventude, Esporte e Lazer, com o apoio dos CTGs Galpão da Saudade e Sinuelo da Serra e do Piquete de Laçadores Espora de Prata, os festejos, que iniciaram no dia 07 de setembro, superaram todas as metas e expectativas dos organizadores.
Para celebrar a retomada os festejos após a pandemia de covid-19, Serafina Corrêa promoveu 18 dias de festividades, que reuniram tradicionalistas, apreciadores da cultura gaúcha e comunidade serafinense e regional no acampamento farroupilha, montado ao lado do Ginásio Municipal de Esportes Irceu Antônio Gasparin. A programação contou com 16 shows musicais, que reuniam milhares de pessoas para os fandangos, com destaque para o belíssimo show do renomado cantor nativista Luiz Marenco. Atividades culturais com a presença de alunos de escolas serafinenses no acampamento, sessões de teatro, cavalgadas, desfiles, Missa Crioula, costelão coletivo, jantares e apresentações artísticas de dança, música e declamação foram algumas das atividades que movimentaram diariamente, nos três turnos, o acampamento farroupilha.
Cerca de 25 mil pessoas passaram pelo acampamento durante os 18 dias de festejos segundo os organizadores, superando todas as expectativas e consolidando a festa como uma das maiores e melhores do Rio Grande do Sul.
Em clima de saudade e de quero mais, na tarde do último sábado (24), aconteceu a cerimonia de encerramento dos Festejos Farroupilhas 2022, que contou com a presença de autoridades municipais, regionais e tradicionalistas.
O Coordenador da 11ª Região Tradicionalista, Sr. Luiz Carlos Rigon, esteve presente no encerramento e parabenizou Serafina Corrêa pela grandeza do evento. Disse que visitou os festejos de muitos municípios, inclusive os de Porto Alegre e constatou que Serafina Corrêa é exemplo de organização e tradição. Também aproveitou para anunciar que o Prefeito Valdir será o indicado pela 11ª RT, para receber o Troféu João de Barro, troféu concedido pelo MTG a personalidades pelo trabalho que prestam em favor da causa tradicionalista. Destacou ainda o trabalho das entidades tradicionalistas de Serafina Corrêa, que sempre possuem representantes nas Gestões de Prendas e Peões da 11ª RT, parabenizando a cada um pelo trabalho e dedicação ao tradicionalismo.
O Patrono dos Festejos Farroupilhas 2022 Sr. Vanderlei Marangoni, ao tomar a palavra, agradeceu mais uma vez pelo convite para ser patrono e, emocionado, disse que esta, foi uma das Semanas Farroupilhas mais bonitas que já viu, pois pode reencontrar e abraçar os amigos novamente. Também agradeceu a Administração Municipal e a todas entidades que fizeram com que os festejos pudessem acontecer e desejou que no próximo ano, os festejos sejam ainda maiores do que estes que, foram muito bonitos.
Em seu pronunciamento, o Prefeito Valdir Bianchet destacou a importância do evento para Serafina Corrêa e disse estar satisfeito com a grande participação dos serafinenses e do público dos municípios vizinhos. Disse também que é de fundamental importância a presença de todos os serafinenses, pois não é somente o poder público que faz o evento, mas sim cada um que esteve presente e participando de toda a programação. Agradeceu o apoio e a parceria de todas as entidade e empresas que mantiveram os seus piquetes abertos durante todos os dias, fazendo com os festejos de Serafina Corrêa se tornassem um dos melhores e maiores do RS.
Após a execução do Hino Nacional e o arriamento das bandeiras, o Patrono Vanderlei e o Prefeito Valdir realizaram a extinção da Chama Crioula, simbolizando assim o encerramento dos Festejos Farroupilhas 2022.
A Secretária Municipal de Cultura Fernanda Tapparo encerrou a cerimônia agradecendo a todos, desde as equipes de segurança, zeladoria e limpeza, sonorização, Câmara de Vereadores, CTGs Galpão da Saudade e Sinuelo da Serra, PL Espora de Prata, Cavaleiros Entre Rios, Clube de Mães Jardim Itália, Brigada Militar e a todos os envolvidos de alguma forma com os festejos, em especial aos 46 piquetes que fizeram do acampamento um lugar de alegria, integração e amizade.
Texto/Foto: Guilherme Baesso.