Teve início a formação dos professores do Município de Serafina Corrêa. A formação será de 44hs, amparada na lei nº2807/2011, que torna a Secretaria Municipal de Educação responsável pela realização da mesma.
O Seminário ADAPTAR(-NOS) PARA INCLUIR: PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO – PEI, será realizado durante os meses de março a agosto de 2019, para os professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental – anos iniciais e finais, totalizando 171 profissionais. A formação tem por objetivo, sensibilizar e rever posturas e práticas pedagógicas excludentes que permeiam o ambiente educacional, visando uma educação mais humanizada e de qualidade, onde todos os educandos tenham condições de acesso e permanência na Escola, respeitando-se os princípios: da Igualdade, da Diferença, da Deficiência e da Equidade, através da observação dos aspectos legais e atitudinais.
Essa formação deve-se ao fato de que mesmo com todos os avanços obtidos na educação inclusiva , percebe-se ainda insegurança e falta de credibilidade por parte das pessoas, no que diz respeito a aprendizagem. Hoje entende-se a educação como direito de todos, sem exceção e prevê não somente a matrícula mas a garantia de sua permanência, eliminando as dificuldades e obstáculos que impedem a plena participação nos processos educacionais.
Partindo do pressuposto e acreditando que toda pessoa aprende e tem direito à educação, devemos observar as características dos nossos alunos, mas também as estratégias e atitudes que devemos utilizar para incluí-los em nossas escolas e atividades, bem como na sociedade.
Precisamos nos desacomodar, trabalhar, aceitar e assumirmos uma postura de respeito e conhecimento frente ao nosso trabalho/missão, pois é de responsabilidade de cada um de nós a marca deixada em nossos alunos e é também uma falta de responsabilidade esperar que alguém faça as coisas que cabem a nós.
Qual a sua responsabilidade na desordem da qual você se queixa? FREUD
Nossa primeira palestra foi com a Palestrante JÔ LIMA, uma pessoa maravilhosa, com formação impecável que sensibilizou, divertiu e fez valer o tempo passado com grupo de professores, secretários, funcionários da Prefeitura, alunos de graduação da Universidade Aberta do Brasil e alunos da EJA da Escola Leonora Marchioro Bellenzier, com o tema RESILIÊNCIA; COMPETÊNCIA ESSENCIAL PARA A ALTA PERFORMANCE.