Administração e RHDestaqueGabineteGeralGeralGeralSaúdeSecretarias

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em virtude da pandemia em meados de março, passamos a conviver com uma realidade muito incomum. Devido a disseminação global da COVID-19, os preços de algumas mercadorias necessárias ao combate do vírus vem sofrendo constantes variações.

As dificuldades eram de toda ordem e gestores e profissionais não poderiam, de forma alguma colocar a população em risco, devido a falta de insumos e materiais necessários para o controle da disseminação do vírus.

Neste período foi difícil encontrar fornecedores com produtos para entrega imediata ou com previsão de entrega.

Sendo assim, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou várias pesquisas de valores praticados em outros órgãos públicos municipais e junto ao comércio local, onde na época não disponibilizavam do produto a pronta entrega. Documentos estes que estão em anexo a justificativa de aquisição dos Termômetros Digitais Infravermelho Laser FTW01 Phicon, comprovando o valor de mercado na data da pesquisa.

A compra foi efetuada em cumprimento ao Decreto Estadual n° 55.240 de 10 de maio de 2020, o qual prevê que uma das medidas de combate ao vírus, tanto em estabelecimentos públicos ou privados é o monitoramento da temperatura corporal com ausência de contato de qualquer objeto com as pessoas.

Diante de todos estes fatos, importante afirmar que em nenhum momento agiu-se de má-fé, tanto por parte dos servidores envolvidos no processo, quanto por parte do gestor, buscando-se sempre priorizar a saúde pública municipal.

Infelizmente, o que está sendo divulgado, distorce a realidade e em nada contribui no combate à Pandemia.

Por fim, informamos que medidas internas cabíveis estão sendo tomadas, para averiguação e reavaliação de todo processo de aquisição, a fim de que não hajam prejuízos ao erário. Tão logo sejam apurados os fatos, todas as informações serão prestadas de forma transparente aos serafinenses.

Enquanto isso, seguimos trabalhando sempre em busca do bem-estar da população.