O Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher é anualmente lembrado no dia 25 de novembro para denunciar a violência contra as mulheres no mundo todo e exigir políticas em todos os países para sua erradicação.
A data foi escolhida para lembrar as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas pela ditadura de Leônidas Trujillo na República Dominicana. Em março de 1999, o 25 de novembro foi reconhecido pelas Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a violência contra a mulher como todo ato de violência baseado no gênero que tem como resultado o dano físico, sexual, psicológico, incluindo ameaças, coerção e privação arbitrária da liberdade, seja na vida pública ou privada. De acordo com estatísticas da OMS, uma em cada três mulheres sofre de violência doméstica. A violência contra a mulher é uma questão social e de saúde pública, não distingue cor, classe econômica ou social, e está presente em todo o mundo.
É importante ressaltar que a violência contra a mulher seja ela física ou psicológica é considerada um crime previsto na Lei 11.340 de 2006, também conhecida como “Lei Maria da Penha”, passível de penalidades ao agressor. A vítima de violência doméstica deve registrar um boletim de ocorrência (B.O) e solicitar as medidas protetivas.
O CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social do município, vem realizando diversas ações em prol desta temática, durante todo o mês de novembro, incluindo participações nos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com os idosos. Lembrando que o CREAS atende famílias e indivíduos em situações de risco social e pessoal em decorrência das violações de direitos, entre elas a violência contra a mulher. Dessa forma, oferta as vítimas apoio, orientação, acompanhamento psicossocial, jurídico e encaminhamentos para diversos para a rede e órgãos de proteção.
Mais informações entre em contato com a equipe do CREAS através do telefone (54) 3444-3814.
Como procurar ajuda?
Disque 180 – Centro de Atendimento à Mulher
Disque 100 – Central de Atendimento aos Direitos Humanos
Disque 190 – Brigada Militar
Delegacia de Polícia – (54) 3444-1214
Governo Municipal
Serafina Corrêa – Terra de oportunidades