Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o tabagismo é considerado a maior causa evitável isolada de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo. No Brasil, o tabagismo responde por 162 mil mortes todos os anos e as despesas com doenças causadas pelo cigarro chegam a R$ 125 bilhões por ano. No entanto, a arrecadação anual com impostos sobre esse produto gira em torno de R$ 13 bilhões.
Em função disso, foi criado em 1986 pela Lei Federal nº 7.488, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto. Este dia tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os riscos de saúde e os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.
O tema proposto para a campanha do Dia Nacional de Combate ao Fumo de 2023 é: “Sabores e aromas em produtos derivados de tabaco: uma estratégia para tornar a população dependente de nicotina”.
Percebe-se cada vez mais que a inserção de sabores é uma das estratégias globais da indústria do tabaco para aliciar crianças, adolescentes e jovens a consumir os seus produtos; assim como táticas que envolvem design, embalagens sofisticadas, publicidade e promoção do acesso ao produto.
Os dispositivos eletrônicos para fumar são sistemas que aquecem um líquido para criar aerossóis que são inalados pelos fumantes. Os cigarros eletrônicos possuem “e-líquidos” que, em sua maioria, contêm aditivos com sabores, inúmeras substâncias tóxicas e nicotina, que é a droga que causa dependência, além de câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares.
De acordo com a OMS, 70% dos usuários jovens (12 a 17 anos) de dispositivos eletrônicos para fumar, dizem que consomem esses produtos por terem sabores dos quais gostam. Pesquisadores investigaram os efeitos farmacológicos e químicos de aditivos de cigarro e os resultados mostram que a indústria do tabaco usou aditivos que podem aumentar a dependência dos cigarros e mascarar sintomas e doenças associadas ao comportamento de fumar. Nessa perspectiva, uma das estratégias mais utilizadas pela indústria é a inserção do mentol. Este aditivo atua como anestésico local, permitindo inalações mais profundas da fumaça, aliviando a irritação na garganta e favorecendo a instalação mais rápida da dependência à nicotina.
Neste intuito, a Secretaria Municipal de Saúde de Serafina Corrêa promove grupos de combate ao tabagismo. Para acessar ao grupo, o usuário precisa entrar em contato com sua unidade de saúde e deixar contato telefônico para ser avisado quando iniciar um novo grupo. Os grupos ocorrem conforme o modelo do INCA, que preconiza quatro encontros semanais, dois quinzenais e um mensal para manutenção. Durante os grupos os usuários recebem atendimento médico, psicológico, farmacêutico, odontológico, de nutricionista e de enfermagem conforme suas necessidades e em grupo. Esse é um espaço para compartilhamento de informações, terapia de grupo e troca de experiências.
Se você quer PARAR DE FUMAR, ligue para sua unidade de saúde, converse com seus familiares ou seu Agente de Saúde. Abandonar o tabagismo é um ato de amor-próprio.
Escolha a saúde, não o tabaco!
Governo Municipal
Serafina Corrêa – Terra de oportunidades.
Texto: Secretaria Municipal de Saúde
Fonte: Instituto Nacional de Câncer – INCA – https://www.inca.gov.br