Pedro Roberto Gomes Padilia

Secretário Municipal

Rua José Franciosi, 410
Bairro Santin
Serafina Corrêa – RS
54 3444-1130

obrasurbanismo@serafinacorrea.rs.gov.br

Estrutura

A Secretaria Municipal de Obras Públicas, Trânsito e Desenvolvimento Urbano é o órgão do Poder Executivo Municipal que tem por competência:

– a elaboração de estudos, diagnósticos e pesquisas de natureza urbanística, necessários ao processo de planejamento físico e territorial do Município;
– a elaboração, o acompanhamento, o controle, a avaliação e a atualização do Plano Diretor do Município e de outros planos que visem ordenar a ocupação, o uso ou a regularização do solo;
– o estudo e a elaboração de normas urbanísticas para o Município, especialmente as referente a desenho urbano, zoneamento, obras, edificações e posturas;
a fiscalização, visando o cumprimento das normas referentes ao uso do solo, zoneamento, loteamentos, meio ambiente, nos termos do que lhe for deferido, de construções particulares e de órgãos públicos estaduais e federais;
o exame e a aprovação dos pedidos de licenciamento para construções e loteamentos urbanos, conforme as normas municipais em vigor;
– a execução de atividades concernentes a construção, manutenção e conservação de obras públicas municipais e instalações para prestação de serviços à comunidade;
– a construção, pavimentação, manutenção e conservação de estradas, caminhos municipais e vias urbanas;
– a execução de trabalhos topográficos e de desenhos indispensáveis às obras e aos serviços a cargo da Secretaria;
– o planejamento, a organização, o controle e a fiscalização dos serviços de varrição, limpeza de vias e logradouros públicos, coleta, – – transporte, tratamento e disposição final dos resíduos;
– a conservação e manutenção de parques, praças e jardins públicos;
– a organização e manutenção dos serviços urbanos relativos a feiras livres, terminal rodoviário, abrigo de passageiros, cemitérios municipais, serviços funerários e outros, sob responsabilidade do Governo Municipal;
– a administração e a implantação do plano de sinalização e trânsito, em articulação com os órgãos municipais, estaduais, federais e afins;
– a manutenção dos serviços de iluminação pública;
– a autorização, a fiscalização, a regulamentação e o controle dos transportes públicos coletivos, bem como de outros serviços públicos ou de utilidade pública concedidos ou permitidos;
– a administração dos serviços de máquinas e equipamentos da Prefeitura, incluindo a guarda, o abastecimento, a manutenção e o – – controle dos veículos, equipamentos e máquinas da frota municipal;
– a execução dos serviços de carpintaria, pintura, marcenaria, eletricidade e de serviços de reparos para os demais órgãos da Prefeitura;
– examinar e aprovar os projetos de urbanização de áreas pertencentes a particulares e fiscalizar a execução de arruamentos aprovados;
– examinar e aprovar os projetos de construções particulares, bem como inspecionar e vistoriar edificações;
– elaborar ou contratar os projetos de execução de rede de iluminação, obras viárias e prédios públicos, segundo as diretrizes do planejamento geral do Município;
– executar ou fiscalizar a implantação e manutenção da rede de iluminação de logradouros públicos municipais, monumentos e próprios municipais;
– fiscalizar o cumprimento das disposições de natureza legal, no que diz respeito a sua área de competência, bem como aplicar sanções aos infratores;
– executar ou fiscalizar a construção e conservação das estradas do Município, bem como manter a infraestrutura industrial de apoio aos seus trabalhos;
– cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito, no âmbito municipal;
– planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, pedestres, animais e promover o desenvolvimento da circulação e da segurança de pedestres e ciclistas;
– implantar, manter e operar o sistema de sinalização, os dispositivos e os equipamentos de controle viário;
– coletar dados estatísticos e elaborar estudos sobre os acidentes de trânsito e suas causas;
– estabelecer, em conjunto com os órgãos de polícia, as diretrizes para o policiamento ostensivo de trânsito;
– executar a fiscalização de trânsito, autuar e aplicar as penalidades administrativas, por infrações de circulação, estacionamento e paradas previstas na Lei Federal nº 9.503/97;
– aplicar as penalidades por infrações de circulação, estacionamento e paradas previstas na Lei Federal nº 9.503/97, notificando os – infratores e arrecadando as multas que aplicar;
– fiscalizar, autuar e aplicar as penalidades e medidas administrativas cabíveis, relativas a infrações por excesso de peso, dimensões e lotação dos veículos, bem como notificar e arrecadar as multas que aplicar;
– autorizar e fiscalizar a realização de obras e eventos que interfiram na livre circulação de veículos e pedestres, de acordo com o regulamento pertinente, arrecadando as multas que aplicar;
– exercer as atividades previstas para o órgão executivo municipal de trânsito, conforme o disposto no § 2º do art. 95 da Lei Federal nº 9.503/97 – Código de Trânsito Brasileiro;
– implantar, manter e operar sistema de estacionamento rotativo pago nas vias públicas, arrecadando os valores daí decorrentes;
– integrar-se a órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito para fins de arrecadação e compensação de multas impostas na área de sua competência, com vistas à unificação do licenciamento, à simplificação e à celeridade das transferências de veículos e de prontuários dos condutores de uma para outra unidade da Federação;
– promover e participar de projetos e programas de educação e segurança de trânsito de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN;
– fiscalizar o nível de emissão de poluentes e ruído produzidos pelos veículos automotores ou pela sua carga, além de dar apoio às ações específicas da Secretaria Municipal de Agricultura e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente;
o desempenho de outras competências afins.

A Secretaria Municipal de Obras Públicas, Trânsito e Desenvolvimento Urbano compreendem em sua estrutura as seguintes unidades:

– Coordenadoria Geral

– Coordenação de Infraestrutura e Mobilidade Urbana
-> Departamento do Plano Diretor, Código de Obras e de Posturas
-> Departamento de Engenharia
-> Divisão de Urbanismo
-> Divisão do Sistema Hidráulico e de Esgotos
-> Divisão do Sistema Elétrico e de Telefonia
-> Departamento de Serviços Urbanos
-> Divisão de Controle de Limpeza de Ruas e Monumentos

– Departamento de Manutenção da Frota de Veículos, Máquinas e Equipamentos Rodoviários.

– Departamento do Sistema Viário

– Departamento de Controle de Serviços e Obras de Engenharia

– Departamento de Trânsito

– Assessoria Administrativa

Serviços

– Serviços de interesse coletivo:
– Construção de passeio público;
– Manutenção e consertos de passeios públicos;
– Colocação de tubos para escoamento de águas pluviais;
– Recolhimento de galhos e móveis;
– Limpeza e manutenção em vias públicas, praças, ginásios, monumentos e banheiros públicos;
– Manutenção e instalação de iluminação pública nas vias públicas da área urbana e interior do município;
– Manutenção e conservação de prédios públicos;
– Limpeza em espaços públicos do município;
– Melhorias às estradas principais do município.

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