Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com idosos
Foi-se o tempo em que envelhecer era sinônimo de idoso em casa, de pijamas e cuidando dos netos. Atualmente, o cenário é outro: pessoas chegando à terceira idade com uma vida ativa e independente. O lazer contribui para inserir o idoso em um novo contexto social, promovendo o desenvolvimento de habilidade e perspectivas culturais. Essas atividades vão fomentar a formação de relações saudáveis, o contato com novas pessoas e uma sensação diferente sobre o envelhecimento, vendo a terceira idade com um olhar de mais dignidade, diferente da imagem frágil comumente associada às pessoas mais velhas.
Nos dias atuais, torna-se cada vez mais clara a importância de buscar alternativas para permitir um envelhecimento o mais saudável e bem-sucedido possível para nossos idosos, e foi pensando nisso, que no dia 7 de novembro, 153 pessoas dos Grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras, participaram de um passeio cultural oferecido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.
O passeio aconteceu bem cedinho, ainda na madrugada, o primeiro destino foi Nova Petrópolis, onde os idosos puderam visitar o Parque Aldeia do Imigrante, parque este que conta muito da história alemã, onde os idosos, em sua maioria de origem italiana, puderam conhecer e aprender um pouquinho mais sobre essa cultura. Ainda na parte da manhã, em Nova Petrópolis, a parada foi na praça da cidade, que possui um labirinto verde, onde os idosos foram desafiados a entrar e achar o centro, causando algumas gargalhadas e fazendo muitos deles acharem que estavam perdidos e outros vencendo seus medos e inseguranças e achando o centro do labirinto.
O almoço foi pensado com muito carinho pela equipe, e aconteceu no restaurante Lindenhof, que possuía acessibilidade, facilitando muito a locomoção, tratando-se do público idoso.
Na parte da tarde, já em Gramado, a visita aconteceu na Fábrica de chocolates Caracol, onde os idosos puderam conhecer um pouquinho do processo da fabricação do chocolate, assim como toda a sua história, desde o cacau até virar o chocolate que chega nas nossas casas. Não poderia faltar neste passeio a visita à catedral de Canela, onde os idosos puderam fazer suas orações antes do retorno para casa.
A Secretaria de Assistência Social disponibilizou 6 servidores da sua equipe para acompanhar os idosos, a Coordenadora Gabriela, as assistentes sociais Poliane e Eliane, a Gestora do Programa Bolsa Família Joceana, a coordenadora do Artesanato Seusa e o estagiário de educação física Fabiano, contando também com o auxílio da chefe do escritório da Emater, Sandra Elisa Mantezze, que também desenvolve atividades com os grupos em parceria com a Secretaria de Assistência Social.