A última quarta-feira (18/05) foi marcada por ser o Dia Nacional do Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esta data é muito importante pois serve para reforçar o alerta sobre a necessidade em proteger e dar apoio às crianças e adolescentes vítimas desta violência.
O dia 18 de maio foi escolhido por que nesta data, em 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, continua impune até hoje.
A campanha intitulada “Faça Bonito – proteja nossas crianças e adolescentes” é realizada nacionalmente e a Prefeitura de Serafina Corrêa, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, com apoio do Conselho Tutelar, está realizando ações para combater o abuso e a exploração sexual de menores, através da conscientização da comunidade sobre o perigo e o impacto na vida de quem sofre abuso.
Na última sexta-feira (20/05), foi realizado um pedágio com entrega de folders informativos, cevadores e adesivos com o logo da campanha e canais de denúncia, como forma de levar informação à comunidade sobre este problema enfrentado não só em Serafina Corrêa, mas em todo Brasil.
Nos próximos dias 25, 26 e 27 de maio, no Auditório da Escola Municipal Leonora Marchioro Bellenzier, serão apresentadas as peças de teatro “Meu corpo não” e “Quando o segredo gritar”, para os alunos das escolas municipais, estaduais e particulares.
Já no dia 09 de junho, acontecerá uma palestra de formação para professores e funcionários da rede de atendimento, às 19 horas, também no Auditório da Escola Municipal Leonora Marchioro Bellenzier.
COMO AGIR EM CASO DE VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES?
Se você tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, denuncie! Isso pode ajudar meninas e meninos que estejam em situação de risco. As denúncias podem ser feitas em qualquer uma dessas instituições:
Disque 100 – Disque Direitos Humanos;
Conselho Tutelar – (54) 3444-3294/ (54)999729931;
Brigada Militar – 190;
Delegacia de Polícia (54) 3444-1214.
Governo Municipal
Serafina Corrêa – Terra de oportunidades