AgriculturaGabineteSecretarias

Pesquisa em Serafina Corrêa mostra que jovens tem interesse em realizar sucessão familiar no meio rural

Incentivar a permanência do jovem no campo está entre as ações da Administração Municipal. Por conta disso, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Agronegócio e a Emater/RS-Ascar, desenvolvem projetos que visam a sucessão familiar no interior, dentre eles, o projeto Jovens do Agro, que tem foco nesse tema.

Entre as ações, fora realizado pela Emater um diagnóstico com 66 jovens rurais do município, de 14 a 24 anos, que ressaltaram informações interessantes e impactantes, onde foram esplanadas e debatidas na última quinta-feira, dia 18 de agosto de 2022, através de um encontro com pais dos jovens participantes, que contou com a Presença do Prefeito Valdir Bianchet, Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Agronegócio Rodrigo Marcon e representantes da Emater/RS.

Os dados da pesquisa realizada com jovens rurais do município, apresentados pelo Engenheiro Agrônomo da Emater/RS Leandro Ebert, mostraram os jovens do município enxergam o meio rural como uma alternativa que possibilitou renda e qualidade de vida até o momento para sua família e é uma oportunidade para o seu futuro.

Segundo o Engenheiro Leandro Ebert, 88% dos jovens teriam interesse em fazer a sucessão familiar caso tivessem oportunidade, porém, os dados mostram que há pouco engajamento com o trabalho rural e grande número de detratores, o que é reflexo da falta de incentivo, muitas vezes da própria família.

A rentabilidade da propriedade, o gostar ou não da atividade rural, as condições de trabalho e o incentivo da família foram, respectivamente, os fatores de maior influência na decisão do jovem sobre sucessão. Além disso, a pesquisa mostrou que mais de 90% dos jovens trabalham nas atividades da propriedade da família em tempo integral ou parcial, mas apenas 57% deles são remunerados por esse trabalho.

Na sequência, Morgana Tecchio apresentou os resultados de seu TCC em Bacharelado em Desenvolvimento Rural, onde aprofundou a pesquisa realizada anteriormente pela Emater/RS, realizando também entrevistas a jovens rurais propensos e não propensos a fazer a sucessão. De acordo com o trabalho, qualidade de vida foi um item que apareceu repetidamente como vantagem em trabalhar e morar no meio rural e o incentivo dos pais e valorização da família apareceu como principal fator de impacto na permanência ou saída do jovem, além dos fatores financeiros.

Finalizando o evento, estiveram expondo suas experiências em sucessão familiar, representantes da agroindústria Cantelli Defumados e Embutidos, Tambo Zarpelon & Filhos e Granja Perin, contando suas histórias e como foi o processo de sucessão familiar que tornou os jovens protagonistas no processo, permitido a evolução das suas propriedades e a consolidação da sucessão familiar.

A Administração Municipal agradece a parceria da Emater em proporcionar momentos como estes aos jovens, levando conhecimento e mostrando a possibilidade de novos investimentos no interior. Agradece ainda a todos os participantes do projeto e seus familiares e destaca ser parceiro nas ações que visem a permanência do jovem no campo e o crescimento de suas propriedades.

Governo Municipal
Serafina Corrêa – Terra de oportunidades