O Programa Primeira Infância Melhor – PIM, vinculado a atenção primária, a saúde e a proteção social básica às famílias com crianças de zero a três anos, desde o início da pandemia, mantém suas ações em articulação com os demais serviços, contribuindo para que famílias e comunidades superem as adversidades decorrentes do período. Em nosso município o PIM é responsável pelo atendimento de mais de 100 famílias, atendendo cerca de 110 crianças e aproximadamente 20 gestantes.
Considerando a fundamental importância da inserção das crianças e famílias, semanalmente é realizado atendimento domiciliar, que além de proporcionar orientações aos familiares/cuidadores e incentivar a promoção e fortalecimento do vínculo afetivo, estimula precocemente o desenvolvimento integral da criança.
Os visitadores atuam como agentes mobilizadores da rede de serviços. São a porta de entrada para os usuários na rede ampliada com atuação intersetorial entre as Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação.
No dia 07 de abril, a representante do Grupo Técnico Municipal (GTM) da Secretaria Municipal de Educação Thais Abreu, que desde a implantação do projeto acompanhou as famílias, juntamente com a visitadora Amanda Caroline Somacal, estiveram realizando acompanhamento das visitas no Bairro Alto do Paraíso.
“É gratificante poder acompanhar o Primeira Infância Melhor. Os estudos mostram e até mesmo salientam a necessidade de que cada vez mais a criança precisa ser atendida a tempo nas suas necessidades. Dar suporte, principalmente nos períodos críticos que a criança passa em sua evolução, desde o nascimento até completar o período pré-escolar com ações desenvolvidas, influenciarão de modo decisivo no desenvolvimento. Se os efeitos da pandemia do novo coronavírus afetam toda a sociedade, as famílias de crianças ficam em situação ainda mais vulneráveis. O Programa segue em pleno funcionamento durante a pandemia e as famílias que procuram o programa podem entrar em contato com a Secretaria de Saúde ou diretamente com os visitadores ”- comenta Thais Abreu, Diretora da Divisão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.