SaúdeSecretarias

Poços Artesianos do município receberão tratamento de água

O Município de Serafina Corrêa conta com 44 poços artesianos comunitários, localizados no interior, onde não há abastecimento pela CORSAN. A água proveniente destes poços é utilizada principalmente para consumo humano, por isso necessita passar por um processo de desinfecção para ser considerada potável.

Apontamentos do Departamento de Vigilância em Saúde do município mostram que no ano de 2019 apenas 12 poços apresentaram um processo de desinfecção constante e eficiente, estando assim em conformidade com o Anexo XX da Portaria de Consolidação nº 5 do Ministério da Saúde. Essa Portaria estabelece atualmente os padrões de potabilidade da água para consumo humano.

Ainda em 2019, foram realizadas 78 coletas de água destes 44 poços para monitoramento do Programa VIGIAGUA sendo que 26% das amostras coletadas tiveram resultados positivos de presença de Escherichia coli. Esta bactéria é encontrada nas fezes de animais de sangue quente e humanos. O percentual encontroado é muito acima dos padrões pactuados pelo Rio Grande do Sul.

A contaminação da água pode ser responsável por muitas doenças para o ser humano e termos uma água segura é fundamental para a saúde da população. Por esse motivo, a Administração Pública Municipal após vários movimentos juntos as comunidades e responsáveis pela água, optou por realizar, através de empresa terceirizada, o tratamento de todos os poços artesianos.

A partir da próxima segunda-feira, dia 03 de fevereiro a empresa contratada iniciará seus serviços. Primeiramente será realizada a limpeza dos reservatórios de água e instalado aparelhos cloradores. A empresa também será responsável por monitorar os poços e o tratamento d’água em todos os 44 poços artesianos comunitários do município.