GabineteMeio AmbienteSecretarias

Prefeitura de Serafina Corrêa adere Programa para transformação de Resíduos Sólidos Urbanos

No Brasil a temática dos resíduos sólidos urbanos é um debate que se estende ao longo dos anos. O marco legal do saneamento básico estabelece prazos aos municípios para a adequação da disposição final de seus resíduos sólidos.

Hoje, os municípios fazem a disposição final dos seus resíduos em aterros sanitários. Entretanto, esta forma de disposição final implica na geração de um passivo ambiental, bem como envolve custos elevados, pois geralmente os locais licenciados são distantes das sedes dos municípios, implicando no custo adicional com o transporte a longas distâncias.

Neste contexto, no ano de 2019 o Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (COREDE-Serra), Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) e a Associação da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE), iniciaram uma discussão para encontrar alternativas mais seguras do ponto de vista econômico e ambiental. A Universidade de Caxias do Sul (UCS) foi convidada para contribuir cientificamente e tecnologicamente na concepção e execução de um projeto estruturante e sustentável para a destinação final dos resíduos sólidos, dos municípios da região.

Ao longo dos anos de 2020 e 2021 foram realizados encontros com prefeitos, secretários de meio ambiente, FEPAM, pesquisadores da UCS e os técnicos dos municípios para a construção e ajustes do projeto. Em uma ação integrada e harmônica, em benefício do desenvolvimento regional da destinação sustentável de resíduos sólidos urbanos, vindo a transformá-los em energia e produtos secundários.

Inicialmente será construída uma base na cidade da pesquisadora, ou seja, Caxias do Sul, para posterior envio de uma porcentagem do lixo gerado no município, transformando-o em energia. O projeto trará para o município ganho econômico, financeiro e ambiental, contribuindo também, com a formação dos alunos da universidade.

Tendo em vista a relevância deste projeto, nesta sexta-feira, dia 17 de setembro, o Prefeito Valdir Bianchet acompanhado do Secretário de Meio Ambiente Rodrigo Marcon e do Secretário da Fazenda, responsável pela Secretaria de Coordenação, Planejamento e Gestão Dimorvan Cantelli, estiveram no Salão de Atos da Universidade de Caxias do Sul, para formalizar a assinatura do contrato entre a UCS e município, tendo o projeto nomeado de “Resíduos Serra”.

A Administração Municipal destaca que este é um marco inicial em um novo modelo de tratamento de resíduos, visando resultados a longo prazo, com olhar futurista para o povo serafinense, levando o bem-estar aos munícipes. Evidencia ainda, que o projeto coloca Serafina Corrêa em destaque a nível Estadual e Federal, além do ganho ambiental e a geração de recursos futuros para serem aplicados no município.

Segundo o Prefeito Valdir Bianchet e os Secretários Rodrigo Marcon e Dimorvan Cantelli, a assinatura deste projeto de transformar os resíduos em energia e produtos, como carvão biochar e óleo, possibilitando o destino sustentável ao seu lixo, deve ser comemorada. A iniciativa atende um desejo que há muitos anos a área ambiental demandava. O apoio da FEPAM dará mais força e segurança na busca pelos resultados, bem como o acompanhamento permanente da instituição neste projeto inovador, transparente, de base científica conforme preconiza a legislação e por ser de abrangência regional. A esperança é que no futuro seja possível ter não somente uma, mas várias soluções tecnológicas na destinação sustentável de nossos resíduos, garantindo saúde pública, qualidade de vida, além do ganho ambiental.

Governo Municipal
Serafina Corrêa – Terra de oportunidades

Texto: Tatiana Moreschi
Foto: Divulgação