SaúdeSecretarias

Prevenção e combate ao Aedes Aegypti

Na sexta-feira, dia 25 de março de 2022, a equipe de vigilância sanitária realizou a pulverização de inseticida nos arredores dos locais onde foram notificados suspeitos de dengue.

Além do mutirão com as agentes de saúde em toda a cidade, visando alertar a população para as ações necessárias para combater o mosquito, foi também aplicado o produto indicado pelo Ministério da Saúde, a fim de diminuir a quantidade de mosquitos na forma alada e a transmissibilidade da doença.

O inseticida somente pode ser passado nos locais onde existem suspeitos notificados da doença e não mata as larvas, por isso a importância que cada família se mobilize eliminado os criadouros do mosquito, evitando que ele nasça e se reproduza.

Nesta semana a equipe da vigilância em saúde acompanhado do “Mosquito Dengoso”, está visitando as escolas municipais. O objetivo é fazer com que as crianças entendam os perigos causados pelo mosquito da dengue e quais são os métodos para combatê-lo. Para isso, os professores criaram atividades dentro das escolas com o intuito de que os alunos levem as informações para dentro de casa e saibam identificar possíveis criadouros do Aedes Aegypti.

Entre as orientações, está sendo trabalhado o controle da proliferação do mosquito que envolve evitar o acúmulo de água nos vasos e pratos das plantas, latas, garrafas, pneus e tudo o que pode manter a água parada. Além disso, foi explicada a importância de colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada, lavar semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água e manter as calhas das residências limpas, livres de acúmulo de folhas, galhos e tudo que possa impedir a passagem de água.

Governo Municipal
Serafina Corrêa – Terra de oportunidades.