Assistência SocialDestaqueEducaçãoSaúdeSecretarias

Primeira Infância Melhor promove encontro de famílias

O encontro de visitadores, pais e crianças, na sexta feira 26 de novembro, no Largo do Ginásio Irceu Gasperin, foi um verdadeiro incentivo para que os adultos reflitam sobre as formas de bem cuidar as crianças. Fica clara a importância desses momentos de brincadeiras que promovem a socialização e a integração entre os pequenos de forma lúdica.

O programa desenvolvido pela ação integrada das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social completou quatro anos de pleno funcionamento em Serafina Corrêa. O PIM é uma das estratégias de atendimento às crianças de zero a três anos, através da visitação semanal que investe no fortalecimento de vínculos familiares e promove ações que garantam o desenvolvimento integral para crianças e a conscientização do papel dos pais e cuidadores.

Durante o evento as crianças que completam quatro anos e devem fazer matricula nas escolas receberam certificado dizendo que agora é hora de ir à escola.

Os integrantes do GTM, Selma Fincato, Kassiana Nardi, Thais Abreu e Salete Cadore dizem que o Programa comprovou sua importância, especialmente, em tempos de pandemia. Os visitadores estiveram sempre próximos às famílias inspirando o trabalho e a atenção aos pequenos e às gestantes. O resultado é animador!

O Prefeito Valdir esteve participando do evento, falou para as mães e pais presentes sobre o papel deles na educação dos filhos. Disse que toda a criança merece carinho, atenção e cuidado de toda a comunidade, pois eles representam o futuro.

Novos Visitadores participaram das atividades e interagiram com as crianças nesse dia que foi também de formação. Os visitadores trabalharam junto às crianças, durante o evento, orientando e buscando tornar agradáveis os momentos das quase 150 crianças presentes.

O programa desenvolveu recentemente a capacitação de novos visitadores que deverão ampliar o programa em 2022 e assim atender a demanda existente por cadastro das crianças PIM, especialmente, daquelas que residem distante das escolas e creches, como é o caso da Vila Cabral, Comunidade São João, Alto do Paraiso e Vila dos Paraguaios. As famílias desses locais marcaram presença no evento.

Os visitadores presentes avaliaram o evento como um encontro de muito valor pedagógico e integrativo.

Texto/fotos: Secretaria de Saúde