O Programa Primeira Infância Melhora – PIM, implantado em Serafina Corrêa no ano de 2017, está renovando seu quadro de profissionais. Por conta disso, está capacitando os candidatos a visitadores e monitores do programa. As atividades que iniciaram no último dia 12 e se estendem até o dia 22 de novembro estão acontecendo na Escola Leonora Marchioro Bellenzier.
O PIM é uma ação transversal de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. Desenvolve-se através de visitas domiciliares e comunitárias realizadas a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, visando o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar de suas crianças. O programa visa melhorar o desempenho das famílias e apoiá-las no cuidado com crianças de zero a cinco anos de idade, sendo que em Serafina Corrêa o programa é voltado a crianças com até três anos, tendo 188 famílias cadastradas no SisPim e recebendo cuidados.
A questão de atenção à infância tem sido considerada desafiadora e se traduz em novos olhares para um dos períodos mais críticos da formação do ser humano que é a infância.
Ao priorizar esta fase da vida dos indivíduos, busca-se a estimulação das competências e habilidades necessárias ao desenvolvimento integral e que se reflete na melhoria do desempenho escolar e no convívio social, entre outros benefícios.
Os visitadores semanalmente visitam as famílias cadastradas, buscando orientá-las para desenvolverem, em casa, desde o nascimento de seus bebês, o potencial integral destas crianças em diversas áreas, como a socioafetiva e psicomotora.
A capacitação é promovida por integrantes das Secretarias de Assuntos Especiais de Governo, Saúde, Educação e Assistência Social. Com o apoio teórico da coordenação estadual do PIM, oportuniza aprendizado e conhecimentos aos visitadores para o desenvolvimento do programa, envolvendo a rede local de profissionais e instituições voltadas à infância. Destaca-se a importância do Programa pois sabe-se que os bons cuidados na infância refletem em toda a vida.
Governo Municipal – mais cidadania.