AgriculturaGabineteSecretarias

Produção leiteira é discutida no Primeiro Encontro de Bovinocultores de Leite de Serafina Corrêa

Na quinta-feira, 30 de maio, foi realizado o Primeiro Encontro de Bovinocultores de leite de Serafina Corrêa. O evento foi uma promoção e realização da EMATER, juntamente com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Cooperlate, Inspetoria Veterinária, Sindilat e SENAR.

O evento buscou discutir alternativas e melhores formas de melhoramento da produção de leite no município, sendo este um dos produtos de maior produção em Serafina Corrêa.

O Prefeito em Exercício Valdir Bianchet, acompanhado de Secretários Municipais, participou da abertura do evento, destacando a importância do setor agrícola e leiteiro no município. Ressaltou que a discussão é de extrema relevância,  pois a cadeia do leite vem passando por grandes transformações e os produtores precisam manter-se atualizados.

O Prefeito também agradeceu aos promotores do evento.

Analisando a produção do leite em Serafina Corrêa, Leandro Soccol alertou quanto à entrada em vigor das Instruções Normativas – IN 76 e 77 que tratam das características e da qualidade do produto na indústria e dos critérios para obtenção de leite de qualidade.

Destacou também a importância da assistência técnica, das boas práticas para a certificação das propriedades.

Gessica Bressan, supervisora regional pelo SENAR- Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, apresentou dados animadores sobre as propriedades rurais que compõem o município e destacou a importância do apoio à agricultura familiar.

Os pontos discutidos no encontro, servirão para o planejamento de ações que busquem elevar e melhorar as condições da produção leiteira, pelas entidades promotoras do evento, integrantes do Comitê do Leite no município, buscando atender a todas as demandas dos bovinocultores.

O encontro foi realizado no Clube dos Motoristas e contou com a presença de 90 pessoas. Isso reflete a preocupação dos bovinocultores de leite em buscar alternativas que melhorem a qualidade do produto oriundo de suas propriedades. A partir desse encontro, as entidades competentes poderão também, proporcionar melhores ações aos produtores.