Na manhã de ontem (01) ocorreu, no Centro Municipal de Saúde de Serafina Corrêa, o lançamento dos programas Reabilitar Serafina e Farmácia Solidária.
No evento de lançamento, estiveram presentes, o Prefeito Valdir Bianchet, o Vice-Prefeito Eduardo Zamprogna Matielo, a Secretária Municipal de Saúde Lucimar Zarpellon, a Presidente da Câmara de Vereadores Morgana Tecchio, o Diretor do Hospital Nossa Senhora do Rosário André Bianchet, servidores municipais, coordenadores, diretores, vereadores, secretários e comunidade em geral.
O Programa Reabilitar Serafina visa possibilitar à comunidade a realização de cirurgias de prótese, quadril e joelho, com o objetivo de diminuir a fila de espera para essas cirurgias, que demoram em média de 2 a 4 anos quando encaminhadas por hospitais de Passo Fundo.
As cirurgias são de extrema importância, por reduzirem anos de dor, oportunizando mais qualidade de vida a pacientes que possuem doenças articulares, além de oferecer a comodidade de passar pelas cirurgias no Hospital Nossa Senhora do Rosário, sem necessidade de deslocamento para grandes centros de saúde.
O Hospital Nossa Senhora do Rosário é o principal parceiro da Administração Municipal nesse programa, investindo em infraestrutura e materiais. Segundo o diretor do Hospital, André Bianchet: “para o Hospital foi um ato gigantesco ofertar esse serviço de órtese e prótese em ortopedia”.
Além das cirurgias, através do programa Reabilitar Serafina, os pacientes têm acesso ao empréstimo de órteses, próteses e aparelhos de uso domiciliar para reabilitação, que já estão disponíveis na Secretaria de Saúde.
O programa foi realizado graças a recursos oriundos de emenda impositiva da Câmara de Vereadores de Serafina Corrêa. Nas palavras da Presidente da Câmara, Morgana Tecchio: “A gente busca não apenas emprestar o equipamento, mas a gente pensa também em dar condições para a pessoa ter o seu dia a dia, a vida normal”.
Já o programa Farmácia Solidária procura dar um novo destino para medicamentos que não estão mais em uso nas casas da comunidade serafinense.
“Vamos conseguir de alguma forma tirar o que está sobrando nas casas, evitando que vença e, quem sabe, dar o alento a famílias que precisam e não têm condições de comprar”, disse a Secretária de Saúde, Lucimar Zarpellon, que salientou que o SUS não disponibiliza todos os medicamentos necessários em sua farmácia.
Os serafinenses agora podem doar, no Centro Municipal de Saúde ou nas Unidades Básicas dos bairros, qualquer medicamento que possuírem em casa. Os que estiverem com prazo de validade vencido, violados e reprovados por questões técnicas de qualidade, serão encaminhados para o descarte correto.
O Prefeito Valdir Bianchet parabenizou e agradeceu o Hospital Nossa Senhora do Rosário e todos os envolvidos, que ajudaram a pôr ambos projetos em prática. Disse que este é um momento importante que estamos vivendo em Serafina Corrêa e ainda destacou que uma parte da verba destinada aos programas veio do Governo do Estado.
A Prefeitura de Serafina Corrêa agradece a todos os presentes no evento, bem como a todos que se empenharam e ajudaram a colocá-los em prática, tendo a certeza que são de grande valia e que muito ajudarão a comunidade serafinense nos próximos anos.
Para participar do Programa Reabilitar Serafina e ter acesso aos equipamentos de recuperação e reabilitação, basta que um cuidador ou familiar solicite, presencialmente junto à Secretaria Municipal de Saúde ou pelo telefone e WhatsApp: (54) 3444-1597.
Já para receber os medicamentos da Farmácia Solidária, basta dirigir-se a farmácia do Centro Municipal de Saúde e apresentar a receita médica do Sistema Único de Saúde – SUS válida. Dúvidas também podem ser esclarecidas através do telefone. (54) 3444-9355.
Governo Municipal
Serafina Corrêa – Terra de oportunidades.
Fotos: Franciele Scritori