Meio AmbienteSecretarias

Projeto Composteiras nas Escolas visa reduzir a quantidade de lixo e a reeducação ambiental

Mais da metade do lixo que produzimos em casa é orgânico. A maior parte dos resíduos que descartamos é destinado para aterros e muitas vezes, descartado de forma incorreta sendo jogado em terrenos baldios ou lixões causando problemas, como a contaminação do solo pelo chorume (líquido de cor escura proveniente da decomposição da matéria orgânica presente no lixo).

Pensando em reduzir a quantidade de lixo descartado e os prejuízos que o seu descarte provoca, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou a implantação de doze composteiras nas escolas da rede pública municipal e uma no Centro Administrativo, objetivando a conscientização de alunos e servidores com o descarte do lixo orgânico, causador de contaminadores do solo, lençóis freáticos e a atmosfera. O Método de compostagem transforma o lixo orgânico em húmus, contribuindo com um ambiente mais saudável, diminuindo o mau cheiro nas ruas e lixeiras, reduzindo a proliferação de animais vetores de doenças como ratos, moscas e baratas e aumentando a vida útil dos aterros sanitários. Cascas de frutas, verduras e outros rejeitos alimentares podem ser colocados nas composteiras transformando-os em adubo, que pode ser utilizado em hortas. O sistema é prático, compacto, higiênico e de fácil manuseio, não produzindo cheiro ou atraindo insetos.

A Secretaria de Meio Ambiente se disponibiliza em instruir os munícipes quanto a implantação de composteiras em seus terrenos. Reforça ainda, que está empenhada no desenvolvimento de ações em prol do meio ambiente.

Governo Municipal – mais cidadania.