Entre os programas educacionais promovidos pela Secretaria Municipal de Educação, está o projeto “Cultivando Paz”. A ação tem por objetivo principal, promover e disseminar valores, atitudes e comportamentos que conduzem ao diálogo, a não violência e à aproximação das culturas, em consonância com os princípios da Declaração Universal da Diversidade Cultural.
No mês de março, por ser comemorado o Dia Internacional da Mulher, data que retrata às lutas pelas desigualdades enfrentadas pelas mulheres ao longo da história, foi abordado nas escolas o “A não violência contra a Mulher”.
Já em abril o tema escolhido para o projeto “Cultivando Paz” foi Ciberbullying e Cibersegurança, temas atuais e importantes que se referem a um tipo de bullying cometido, seja ele por meio de canais virtuais, como redes sociais, aplicativos de mensagens ou grupos online.
A Especialista em Computação Forense e Perícia Digital, Graduada em Sistemas de Informação Thais Bison, juntamente com a Diretora da Divisão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação Thais Abreu, estiveram nas escolas abordando o tema que é frequente nos dias atuais. As profissionais trabalharam com os alunos formas de prevenir, proteger, bem como, denunciar.
O dia 7 de abril é o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola. A Lei Municipal nº 2.681, de 28 de abril de 2010 dispõe sobre o desenvolvimento de política antibullying por instituições de ensino, tendo em vista o ambiente escolar ser um lugar característico das manifestações de bullying e frequentemente haver relatos de alunos, professores e pais de casos em que a criança ou o adolescente é vítima de apelidos, comentários, deboches, isolamento e até agressões.
Também estão sendo elaborados trabalhos de exposições, paineis de reflexão, explicações para conhecimento dos alunos, caixa para relato de casos de bullying e pesquisa com as turmas para levantamento de dados sobre as experiências de bullying no ambiente escolar, que além da ofensa, da difamação e/ou divulgação de imagens e informações pessoais da vítima, é caracterizado pela repetição dessa conduta por parte de um ou mais agressores.
As escolas já realizaram uma semana intensa de atividades relacionadas ao bullying, nos mais diversos aspectos, tendo como objetivo principal a autodefesa e a forma de trabalhar com o problema psicologicamente.
Governo Municipal
Serafina Corrêa – Terra de oportunidades