Entre os projetos desenvolvidos pela Emater/RS-Ascar em Serafina Corrêa, está o “Projeto Jovens do Agro”, uma parceria com a Prefeitura Municipal e a Cooperativa Sicredi. O projeto auxilia os jovens a diagnosticar a percepção no meio rural, mostrando a realidade, interesses e benefícios relacionadas a renda, trabalho e sucessão rural, tudo isso atrelado a importância da permanência do jovem no campo.
O projeto encontra-se em sua segunda fase, onde serão realizadas visitas de intercâmbio em propriedades da região para que os 26 jovens inscritos nesta etapa possam conhecer experiências inspiradoras.
As oportunidades de negócios do agro fazem uma reflexão sobre a atividade hoje, que dispõe de tecnologias avançadas, facilitando e permitindo uma boa remuneração às famílias. Exemplo disso, são os dados de algumas famílias produtoras de leite, assistidas pela Emater/RS-Ascar em Serafina Corrêa.
Na última terça-feira, dia 14 de setembro de 2021, aconteceu a primeira atividade presencial a campo. Estiveram presentes o Prefeito Valdir Bianchet, Secretário de Meio Ambiente e responsável pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio Rodrigo Marcon, representantes da Emater/RS-Ascar Leandro Ebert, Eliazer Kosciuk, Sandra Manteze, representante da Cooperativa Sicredi Dijavan da Silva e alguns dos jovens que fazem parte do projeto.
Na oportunidade estiveram visitando duas propriedades em Serafina Corrêa. Uma delas é a da família de Dilamar Gagiola, que trabalha com produção de figo, principalmente para venda in natura e parte para indústria. A propriedade de Flávio Gagiola, foi a segunda a ser visitada. A família trabalha com olericultura, comercializando na feira e venda direta no município. Ambas contam com sistemas de irrigação projetados pela Emater/RS-Ascar.
Fonte: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar
Governo Municipal
Serafina Corrêa – Terra de oportunidades