Entre os dias 21, 22 e 23 de outubro, na cidade de Joinville/Santa Catarina, aconteceu o 5º Desafio Nacional do Trauma e o 4º Encontro Catarinense de Trauma. Oitenta duplas de bombeiros voluntários e militares, funcionários do SAMU e profissionais de órgãos que atuam no atendimento pré-hospitalar participaram do evento que os desafiou em diversos tipos de simulações de ocorrência, envolvendo trauma como queda de altura, afogamento, acidente de trabalho, entre outros.
Os voluntários do Serviço Civil Auxiliar de Bombeiro – SCAB de Serafina Corrêa, Christofer Pereira e Fabiano Rodrigues participaram do encontro, promovido pela Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) e a Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES).
Pereira e Rodrigues participaram de provas standard e complex em simulados com vítimas politraumatizadas – esmagamentos, amputações, fraturas, queimaduras e possíveis outros cenários, decorrentes de acidentes em diferentes ambientes, como trânsito, trabalho, doméstico, montanha e aquático. O objetivo principal, além do espírito competitivo, é desenvolver e transferir conhecimentos e habilidades, em situações que possam aplicar os procedimentos atualizados de suporte de vida ao trauma.
Cada dupla teve 10 minutos para fazer o atendimento nas simulações e, após, foram avaliados por especialistas. Participaram do encontro, profissionais de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul Paraná e São Paulo, sendo este desafio, uma forma de adquirir experiências e reavaliar os trabalhos e formas de atendimento que estão sendo realizadas.
“Esta é uma forma de qualificação e troca de experiência com profissionais extremamente capacitados para que nós, do SCAB de Serafina Corrêa, possamos sempre estar preparados para prestar o melhor atendimento em casos de urgência e emergência. Participar do evento foi gratificante. Muitas situações que enfrentamos no dia a dia foram simuladas e a pressão, em virtude do curto espaço de tempo para a conclusão das provas, nos desafiou a fazer o melhor para ‘salvar’ a vida das vítimas”, afirma Pereira.
A Administração Municipal de Serafina Corrêa parabeniza aos voluntários Pereira e Rodrigues pela participação e destaca a importância do trabalho realizado pelo SCAB no município.
Governo Municipal
Serafina Corrêa – Terra de oportunidades.
Texto/fotos: Divulgação.