O Hospital Nossa Senhora do Rosário surgiu há mais de 75 anos, através da visão humanitária do Padre Luiz Pedrazzani, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, objetivando atender a comunidade. O primeiro registro do hospital consta no livro de atas, datado de 1.° de janeiro do ano de 1942.
Sob a presidência do padre Luiz e demais integrantes, formou-se a primeira diretoria da Sociedade Beneficente Hospital Paroquial Nossa Senhora do Rosário. Naquele tempo, os recursos eram escassos e a vontade de construir um hospital transformou-se em realidade e com a ajuda de muitas famílias, foi construída a primeira ala do atual hospital. Os registros daquela época indicaram que 595 associados, assim representando cada membro de uma família, assinaram o livro de atas do hospital regidas sob um estatuto, aprovaram por unanimidade a primeira sociedade de saúde da comunidade de Serafina Corrêa.
O Hospital Nossa Senhora do Rosário é uma associação civil sem fins lucrativos de assistência e promoção da saúde, regida por um Estatuto Social e pela legislação que lhe for pertinente, renovando sua diretoria a cada dois anos, conforme o quadro de sócios da entidade.
Na quinta-feira, dia 05, por iniciativa do Prefeito em Exercício Valdir Bianchet, foi realizada uma importante reunião entre Secretários Municipais, Vereadores e parte da Equipe de Coordenação do Hospital Nossa Senhora do Rosário. A reunião foi realizada na Sala de Reuniões do Centro Administrativo e teve como objetivo informar e esclarecer a equipe de governo, para que assim, possa melhor atender as necessidades da entidade.
Na ocasião, André Bianchet, Diretor Administrativo do Hospital, acompanhado por Idene Bollis Zanini, Coordenadora do Faturamento, Géssica Vidmar, Analista Financeira e Thaíse Fincatto Alban Coordenadora de enfermagem, explanaram sobre os trabalhos que a entidade vem realizando no município e esclareceram dúvidas da equipe que estava compondo a reunião.
A administração municipal tem como uma de suas bandeiras, a saúde dos serafineses. Preocupa-se diariamente em oferecer serviço de qualidade e condições que melhorem a saúde e a qualidade de vida da população do município. Por isso, esclarecimentos são importantes para que os trabalhos da administração possam ser contínuos e melhores a cada dia. É juntando forças entre município e entidade hospitalar, que os bons resultados podem ser vistos a cada dia.