SaúdeSecretarias

Saúde do Homem e Pré-natal da parceria em foco

A Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem, lançada em 2008 pelo Ministério da Saúde, objetiva orientar as ações e serviços de saúde para a população masculina, com integralidade e equidade, primando pela humanização da atenção. Já o pré-natal da parceria da gestante é uma estratégia lançada pelo Ministério da Saúde ainda em 2016. Historicamente, tanto o planejamento reprodutivo quanto as ações em saúde voltadas ao momento da gestação, parto e puerpério foram pensadas e direcionadas às mulheres e às gestantes, enfocando o binômio mãe-criança.

No entanto, um movimento crescente observado no Brasil, e também em vários outros países, tem defendido que os homens podem e devem ser envolvidos integralmente em tudo o que diz respeito à tomada de decisão reprodutiva, desde a escolha de ser pai à participação solidária na gestação, no parto, no cuidado e na educação das crianças.

No intuito de estabelecer ações da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem e do pré-natal da parceria, servidores da Secretaria Municipal de Saúde visitaram o Serviço de Saúde do Homem de Bento Gonçalves. Os Médicos Janssen e Sarita, a Farmacêutica Fernanda e os Enfermeiros Likmayer e Marla foram recepcionados pela Coordenadora da Saúde do Homem de Bento Gonçalves, Enfermeira Cristiane Wottrich. Na oportunidade foram apresentadas as estratégias que Bento Gonçalves pratica para proporcionar ao público masculino uma paternidade participativa e incentivar o autocuidado do homem. A visita foi produtiva pois houve troca de experiências e a disponibilização de materiais que serão utilizados no modelo a ser desenhado para o atendimento a parceria da gestante no nosso município.