Na tarde do dia 29 de agosto, quinta-feira, na Escola Prefeito Guerino Massolini, ocorreu um encontro de capacitação sobre sexualidade dos idosos para profissionais de saúde pública de Serafina Corrêa. O evento contou com a presença da médica, Dra. Camila Furtado, Professora do Curso de Medicina da Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES).
Na oportunidade, a palestrante trouxe aspectos deste importante assunto, visando discutir a abordagem de pacientes com 60 anos ou mais, em temáticas referentes à vida sexual ativa na terceira idade, tabus, preconceitos, proteção contra infecções sexualmente transmissíveis e a necessidade de contextualizar o sujeito idoso como paciente que precisa ser estimulado a falar de suas fragilidades, dúvidas e questões de saúde sexual, sendo inclusive submetido a testes rápidos a fim de diagnosticar e combater as IST’s.
A médica pontuou que, com o expressivo crescimento da expectativa de vida nas últimas décadas, no Brasil e no mundo, é fundamental observar e oferecer atendimento e informações sobre sexualidade para os idosos, lembrando que a vida sexual ativa faz parte da construção da saúde biológica e mental dos seres humanos. Médicos, enfermeiros (as) técnicas de enfermagem, psicólogos das unidades dos bairros e do Centro Municipal de Saúde, além de profissionais da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Educação do município estiveram presentes e na oportunidade refletiram e aprenderam sobre o assunto.
Após a palestra da Dra. Camila, foram formados grupos de trabalho para discutir propostas de atividades e mudanças nas esferas de atendimento do município que promovam proteção e debate de políticas voltadas ao bem-estar dos idosos, evitando preconceitos, riscos de automedicação e buscando a saúde integral deste público.